15 de dezembro de 2009

STAIRWAYS TO HEAVEN


A grande diferença entre agüentar e enfrentar uma situação é a velocidade do processo.

Agüentar é como tomar pílulas de dor: você experimenta a amargura, o ódio, o ressentimento e a dor em pequenas porções, em doses suportáveis. Isso permite que você se distraia com outras coisas e esqueça temporariamente o terrível gosto da situação que se está tolerando. Pelo menos até a hora próxima dose, que geralmente chega de surpresa.

Enfrentar é uma opção menos atraente, mas é muito mais valente. Enfrentar é como beber um copo cheio fel liquefeito. É se obrigar a sentir o gosto total da amargura, do ódio, do ressentimento e da dor, tudo de uma vez, sem pausas, sem distrações, sem alívio temporário. E atente para um detalhe: o tamanho do copo não é nada pequeno, mas a vantagem dessa atitude é saber que não vai haver um “próximo copo” para a mesma situação.

Agüentar é o meio mais fácil, mas tem graves efeitos colaterais. Enfrentar é o meio mais rápido e no máximo causa uma indigestão passageira, no dia seguinte, já está tudo bem.

Eu escolhi agüentar, mas acabei sendo coagido a enfrentar. E o “dia seguinte” já chegou. Ontem eu adormeci bem cedo, muito antes do nascer do sol. Hoje acordei cedo também, bem antes do sol de por. Tomei um café da manhã, coisa que não fazia há muito tempo. E almocei às 12:30, bem diferente do meu antigo “horário normal”, entre 18:00 e 19:00. Não senti nenhum pesar ao acordar, não tive vontade de ouvir músicas tristes, não passei fome e nem sede, não me entreguei à preguiça, não ignorei minha vaidade nem minha higiene. Hoje eu senti saudades, eu liguei pra dizer “mãe, te amo!”, eu fui altruísta e menos egoísta, eu aceitei responsabilidades e cumpri o que prometi. Eu me dei presentes, eu dei gargalhadas e até cantei e dancei um pouco... eu me amei um pouquinho mais.

Acabei descobrindo que sou muito bom em me auto-recuperar e situações críticas. Estou me sentindo bem, como nunca mais havia me sentido. E estou em paz, ainda cambaleando fisicamente, mas bem estável espiritualmente. Vou passar a tarde toda com aquela que eu considero minha melhor amiga neste mundo (perdendo apenas pra minha mãe). E acreditem, estou bem satisfeito de ter saído do fundo do poço sem a ajuda de um “ombro amigo e/ou materno”, como havia dito no post passado. Agora é manter as coisas como estão e torcer pra que continuem assim. É subir o primeiro degrau, sem se importar com o tamanho da escadaria...

[...]

Mudando um pouco de assunto: hoje o Sinapses têm exatos 50 posts. E dando uma olhadinha nos posts passados, acho que cumpri muito bem o objetivo de ter e manter um blog, uma das minhas “resoluções de ano novo” de 2009. 50 posts divididos em posts felizes, posts divertidos, posts críticos, posts militantes, posts deprê, posts ainda mais deprê (fossa mesmo!)... apesar dos sumiços e retornos, continuo por aqui firme e forte, sem nem cogitar a possibilidade de abandonar meu pequeno espaço virtual. Por isso, aviso que estou de volta!

2 comentários:

Cris Medeiros disse...

Querido! Tem a hora de chorar e tem a hora que precisamos enxugar as lágrimas e batalhar... Acho que vc tá passando pelas etapas...

Fico feliz que esteja melhorando da depressão...

Um dica... Vai devagar, não queria se sentir forte e alegre da noite pro dia... Vai aos poucos que os progressos são mais consistentes!

Beijocas

@JayWaider disse...

Amigo,
Eu sei que não tenho comentado aqui, mas confesso que tenho lido seus post. No último por exemplo, eu até tive a tentação de dizer algo, mas você mais que eu sabe que aquelas frazes clichè, "vai passar" "força" e blá, blá,blá acabam dando naúsea. Engraçado que tem gente que odeia as frases clichès e se não as dizemos, se sentem abandonadas. Tenha plena convicção de que não é o seu caso.
Enfim ao ler sua postagem hoje vi que você tomou o tempo necessário, como também a atitude certa, se amar um pouquinho mais, curtir você mesmo etc... é isso. Bem vindo à sua nova edição.
aproveito pra te convidar a participar da postagem coletiva do dia 20 próximo. Minha passada aqui não tinha exatamente esse objetivo, mas resolvi te convidar. Se se interessar veja as informções em nosso blog.
Bju com carinho.
Be happy
Jay