3 de setembro de 2011

30 CONSELHOS GRATUITOS




1- Saia cedo de casa, pra aprender a vida na prática. Isso não quer dizer que você vai fugir de casa nem se tornar um vagabundo de rua. Interaja com os outros, aprenda com o que é diferente.

2- Fuja da sua zona de conforto sempre que possível. Inteligência se adquire com treino, paciência e disciplina. Sabedoria se adquire com vivência, maturidade e experiência. Prática só se adquire praticando.

3- Formule bem cedo suas bases, à
medida em que você começar a compreender que "certo" e "errado" são relativos. Modifique-as sempre que julgar necessário. Conheça a si mesmo, sua ideologia, sua espiritualidade (ou a ausência dela), seus limites e suas verdades.

4- Tenha sempre em mente que suas bases e verdades são individuais. Valem pra você e pra sua forma de ver o mundo. Desista de aplicá-la a todos. Desista de moldá-la pra abraçar a todos.

5- A durabilidade das suas bases dependem do seu grau de informação, auto-conhecimento e argumentação, em primeira e terceira pessoa. A morte de uma certeza equivocada dá lugar a uma série de dúvidas sadias.

6- Teimosia e convicção são coisas diferentes e suas fronteiras estão bem distantes, não misture-as.

7- Seja tolerante com as diferenças alheias, mas não seja complacente nem condescendente demais. Existem diferenças que devem ser entendidas e aceitas, mas também existem defeitos que são inadmissíveis.

8- Se um comportamento alheio te parece reprovável, observe se ele pode ser explicado, compreendido ou modificado. Ajude os outros a melhorarem aquilo que os limitam. Afaste-se daqueles que não desejam melhorar, remova-os da sua vida.

9- Verifique também se sua condenação ao comportamento reprovável é justa e se não carrega valores pessoais ou preconceituosos. Nesse caso, conscientize-se ou busque ajuda para superar sua conduta.

10- Não seja hipócrita e nem traia seus valores. Não se transforme naquilo que você rejeita. Não se permita agir de forma contrária ao que você acredita.

11- Não aja sempre por impulsos, mas também não aprisione seus instintos. A emoção e a razão são faces de uma mesma moeda, que perderia o valor se fosse cortada ao meio. O equilíbrio é a direção da evolução.

12- Não guarde rancores, ressentimentos, lutos, derrotas ou decepções: elas tem o poder de te adoecer física e mentalmente. Expresse-os de alguma forma, ritualize-os em algum momento. Faça as pessoas perceberem externamente sua dor ou seu ódio e, dessa forma, encontre um meio de arrancá-los de dentro de você.

13- A liberdade é, sem dúvidas, o maior presente e a maior responsabilidade que pode ser alcançada por um humano. Busque-a, aprenda a ser livre sem aprisionar ninguém nesse processo.

14- Tudo o que você faz tem um preço e uma consequência que se reflete em você mesmo, nas pessoas ao seu redor e no lugar onde você vive: isso ocorre em maior ou menor grau e não deve ser ignorado.

15- Não permita que suas crenças roubem de você o direito de sentir prazer, a menos que essa realmente seja a sua vontade. Coma, beije, ame, prove, transe, dance, beba, jogue, gaste e aventure-se. Só não se esqueça que tudo tem um preço (pra você, pros outros e pro mundo) e, de preferencia, ele não deve ser maior que o grau de prazer obtido.

16- Não se sinta forçado a fazer aquilo que te desagrada descaradamente. Existe uma grande diferença entre respeitar e participar de convenções sociais ou aceitar gentis convites e anular-se para exclusivo proveito alheio.

17- Não deixe de se amar fisicamente, intelectualmente, profissionalmente, socialmente e psicologicamente. Não permita que leis externas ditem como você deve ser: seu maior compromisso é agradar a quem você olha no espelho, ninguém mais.

18- Entretanto, não se permita acreditar que, do jeito que você já está, já é bom o suficiente. O amor-próprio deve ser dinâmico e inovador. Comodismo é a direção da regressão ou, no mínimo, estagnação.

19- Busque o equilíbrio entre a arrogância e a humilhação, quase sempre a humildade corresponde à faixa de divisão entre elas. Entretanto, aprenda o bastante pra saber o momento de ser arrogante contra quem se coloca acima de você e acolhedor com quem se coloca abaixo de você.

20- Não se leve a sério demais. Não leve as pessoas e os fatos a sério demais. Não conceda às coisas mais importância ou gravidade do que elas realmente têm. Tenha bom-humor, saiba rir dos próprios erros, saiba rir das ofensas despropositadas; sempre partindo do princípio de que, pra começar, você não tem a obrigação de ser um modelo de perfeição pra si próprio e nem pra ninguém. Isso basta.

21- Estando bem com quem você é, esteja preparado para procurar ou ser encontrado por uma pessoa (ou várias) que te aceite plenamente, sem julgamentos, sem decretos. Alguém que, necessariamente, seja compatível com você, que te ajude a melhorar como pessoa e que te ame de verdade.

22- Entretanto, saiba que brigas virão, dificuldades no relacionamento surgirão e todo tipo de problema inesperado acontecerá. É a tolerância, o amor entre vocês e a capacidade de acreditar que é possível superar tudo isso que fazem toda a diferença.

23- Saiba também que nem as condições mais ideais - sejam elas sentimentais, psicológicas, financeiras, sociais, de compatibilidade e a busca de um mesmo objetivo - nada disso será garantia de que um relacionamento dê certo. A responsabilidade de fazê-lo funcionar e de mantê-lo em sucesso é de ambos. O fracasso, da mesma forma, quase sempre é responsabilidade de ambos. As vezes, os caminhos simplesmente tornam-se diferentes.

24- Aceite que nem sempre o amor acontece. Nem sempre as pessoas buscam o amor e isso não é errado. Nem sempre as pessoas vivem em par (ou outras combinações mais exóticas) e nem sempre encontrar alguém pra chamar de seu é um destino certo, garantido. Quanto antes você encarar essa possibilidade real - a possibilidade de ficar sozinho - menos sofrerá no futuro.

25- Lute pelos seus direitos com a mesma força e convicção que você defenderia uma criança de um criminoso. Tendo filhos ou não, querendo ter filhos ou não: são as crianças de hoje que sustentarão e continuarão o legado que você construiu ou construirá.

26- Não permita que a sua crença espiritual/religiosa seja contrária às suas bases, suas verdades. Não existe fé sem atitudes cotidianas, não existe crença sem prática diária. Se você não tem religião ou um lado espiritual, faça de suas bases a sua crença: em alguma coisa você deve acreditar, nem que seja em você mesmo.

27- Saiba expressar e demonstrar com atos e palavras: amor, gratidão, consideração, respeito, amizade, preocupação, remorso, arrependimento e perdão. Na maior parte das vezes, aquilo que não é visto ou percebido é encarado como inexistente.

28- Conscientize-se acerca das suas responsabilidades com o planeta e o meio-ambiente. Preserve-o, mas nem por isso deixe de ser prático ou acabe sendo um eco-chato. Só um imbecil destruiria a fonte básica de sua própria sobrevivência.

29- Dê às pessoas aquilo que elas merecem. Se elas desejam ser ignorantes, ofereça o silêncio. Se elas desejam o transtorno e o conflito, ofereça solidão. Se elas desejam ser cegas, ofereça a indiferença. Se elas buscam ajuda, orientação e conselhos, ajude-as dentro do seu possível. Reserve exceções àqueles que não sabem o que querem ou que direção tomar, aos seus verdadeiros amigos e aos familiares que verdadeiramente sabem ser sua família.

30- Por maiores e melhores que sejam os sentimentos e intenções, não ocupe lugares que não te pertencem. Sendo filho, não seja pai. Sendo amigo, não seja superprotetor. Sendo marido/namorado, não esteja acima ou abaixo de quem você ama. Ocupar lugares alheios pode te oferecer uma sensação de felicidade por ajudar alguém especial, entretanto, acarreta em sofrer todos os problemas reais que o lugar ocupado naturalmente possuem.

Lembre-se: tudo tem um preço...



Alysson Furtado Andrade (que não é especialista em porra nenhuma - exceto em Terapia Manual - mas gosta de dar conselhos a esmo...)

Nenhum comentário: