29 de junho de 2009

CURTAS E RÁPIDAS

Em primeiro lugar, eu quero pedir desculpas por interromper a série de posts (Qualidades + Defeitos = Personalidade), mas é que existe certa urgência em falar sobre dois temas enquanto eu sinto a emoção do momento...

A - FUTEBOL & PRECONCEITO:

Trata-se de um bate-boca entre jogadores de futebol. Mas antes de mais nada, que fique bem claro:

1- Eu não sou fã de futebol, assisto só quando não tenho nada MESMO pra fazer;

2- Eu não torço pra nenhum time em especial e acho o cúmulo que ainda existam brigas de torcidas;

3- Eu assisto, voluntariamente, apenas aos jogos da Copa;

Por isso soube apenas que, em um momento (não me perguntem as circunstâncias) de um jogo entre dois times brasileiros (não me perguntem quais), dois jogadores começaram a discutir e partiram pra ofensa verbal. De acordo com a fonte (um amigo meu, viciado em futebol), um chamou o outro de “viado”, que respondeu, chamando-o de “macaco”. Do bate-boca dentro do campo, essa história foi parar na polícia: o jogador insultado pelo “macaco” – e por ser negro – se sentiu ofendido e abriu um processo por racismo. O jogador processado, por sua vez, precisou depor na polícia pra se explicar e, aparentemente, não revidou o processo (mesmo sendo chamado de “viado”).

Se a história é verdade? Sinceramente não me interessa. Me interessa SIM saber que essas coisas acontecem a toda hora e em toda parte do mundo. A pergunta que não quer calar é: se o jogador que xingou o outro de "macaco" vai responder por racismo, por que aquele que xingou de "viado" não responderá por homofobia?

As respostas são várias (hipocrisia é a melhor delas), mas vamos nos ater aos fatos: racismo é crime, homofobia não é. Simples assim. E se hoje racismo é crime é porque, no passado, alguém (pra não dizer centenas de pessoas) lutou pelos direitos da etnia negra e impôs a igualdade de acordo com os princípios da Declaração Universal dos Direitos do Homem (da ONU). Muitos foram à luta, não se conformaram nem se calaram diante das injustiças, não se omitiram diante das pressões, não temeram as represálias. E embora muitos militantes da diversidade sexual façam sua parte, a maioria dos GLBT AINDA acha que isso é coisa de gente que não tem o que fazer, de gente revoltada...

Fica também a alfinetada: os negros sabem (ou será que já esqueceram?) o que é sofrer com o preconceito, sabem como é difícil conquistar seus próprios direitos sendo uma “minoria” social. Então pergunta-se: como podem existir ainda tantos negros homofóbicos?

[...]

B - MONOGRAFIA:


Monografia é realmente como um filho: você começa a gerar (por eventualidade ou obrigação), vê tudo se desenvolvendo lentamente e por fim precisa completar todo o processo e – literalmente – parir.

E FINALMENTE EU CONCLUÍ TODO O PROCESSO DA MONOGRAFIA!!!

A apresentação foi completamente perfeita, a banca me encheu de elogios (e correções também, claro!), eu me emocionei, minha família e meus amigos estavam lá, o momento foi praticamente perfeito e como nota final: DEZ!

Eu admito que eu não ia ficar 100% feliz se não fosse um 10, poderia até me conformar com uma nota razoavelmente menor, mas não seria a mesma coisa. Isso porque eu sei o empenho e o esforço que foi gasto nessa joça! Sei quantas noites de sono foram perdidas, quanto stress eu passei e o quanto foi difícil fazer tudo em tempo recorde – graças ao meu atraso total, ou seja, fiz uma monografia de exatas 100 páginas em apenas UM MÊS! Mas eu confesso também que me surpreendi com a nota, principalmente por causa da minha dicção ligeiramente enrolada e acelerada, que só piorou com a tensão do momento.

Mas tanto faz, já passou, estou praticamente formado e agora vocês podem me chamar de Dr. Syn!!! Não existiu em toda minha vida um momento de tanto alívio, descompromisso com “o que vou fazer amanhã” e maior reconhecimento pela minha família e pelos meus amigos... estou definitivamente e irrevogavelmente FELIZ!

Obrigado a todos pelo apoio, incentivo e credibilidade!!!


OBS: No próximo post eu continuo com a série “Qualidades + Defeitos = Personalidade”, tá? Abraços!

4 comentários:

Cris Medeiros disse...

Vc percebeu bem a situação, eu penso nisso tb, porque a pessoa vai presa por racismo e outras tantas discriminações passam impune. É questão de batalha mesmo, luta pelos direitos e acho sinceramente que os homossexuais vão conquistar isso um dia!

Quanto a monografia, como te disse, já sabia que iria dar tudo certo! Parabéns de verdade!

Beijocas

Anônimo disse...

Girls just wanna have fun.
Boys too.

Gay Alpha disse...

Tô na corrida agora, amigo!!! Volto depois para ler com atenção!!! Mas adorei teu comment, viu!!! Te espero no Grande Prêmio Gay Alpha... hahaha!!!
Olha o Laisse ali em cima...
Hugzzz!!

Haline disse...

pois é, eu até fiz um post recentemente sobre esse lance de preconceito e tals. é complicado pras pessoas lidar com a diferença, elas recusam o que supostamente é diferente. a recusa é a propria indeterminação da identidade. tudo que não sou eu, é estranho, portanto errado. graças a deus que muita gente raciocina e, sabendo disso, nao recusa. é uma questao de ir conquistando direitos mesmo (ex. do negros, as pessoas vao presas mesmo, sou super a favor dessa lei especifica para os homossexuais) e educando a população.