17 de junho de 2009

(TWENTY) SEVEN SECONDS



"Pense, fale, compre, beba
Leia, vote, não se esqueça
Use, seja, ouça, diga
Tenha, more, gaste e viva"

Pitty - Admirável Chip Novo

NOTÍCIA:

“A polícia de São Paulo investiga quem foi o responsável por detonar uma bomba caseira no Largo do Arouche, Centro de São Paulo, na noite de domingo (14). O incidente ocorreu após a Parada Gay. Muitos participantes do evento estavam no local, esticando a festa que começou na Avenida Paulista. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que estavam no local por causa da Parada Gay atenderam 21 pessoas feridas, que foram levadas para hospitais. A maior parte das vítimas teve lesões leves.


Também durante a Parada Gay, um adolescente de 17 anos foi agredido por um grupo de homens na esquina das ruas Frei Caneca e Dona Antonia de Queiroz, ele está internado em observação e deve ter alta ainda nesta segunda-feira (15). Na Praça Roosevelt, no Centro, outro jovem foi agredido e roubado por um grupo de skatistas. E ainda no Largo do Arouche outro rapaz foi esfaqueado na perna.”


Poucas pessoas sabem que estes tristes eventos aconteceram, inclusive no meio GLBT. Perguntei a pelo menos 4 amigos gays e nenhum deles estava informado sobre tais fatos. Eu soube antecipadamente: um amigo (hetero) de Sampa me contou pelo MSN, o irmão (gay) dele foi um dos feridos pelo explosivo e felizmente passa bem.

Sabendo antecipadamente, liguei a televisão num certo canal (“Hipocrisia, a gente vê por aqui!”) e assisti o telejornal noturno. Do meu lado, meu celular preparado na função “cronômetro” esperava a tal notícia ser mencionada (isso se ela fosse sequer mencionada). Pasmem! A reportagem apareceu sim (pelo menos isso!), e teve exatos 27 segundos de duração. Sim, essa é a importância que a maior rede pública de telecomunicações do Brasil dá aos CIDADÃOS que foram feridos por conta do preconceito da sociedade. Lembrando que estes CIDADÃOS pagam impostos e cumprem seus direitos (em linhas gerais), independente da orientação sexual. E infelizmente, é bem provável que estes CIDADÃOS ou seus familiares assistam diariamente ao canal da hipocrisia.

Apenas 27 segundos pra mascarar a violência desmedida e despropositada contra indivíduos. Semanas, meses, quase um ano inteiro tripudiando e faturando descaradamente sobre o caso da menina Nardoni, da morte do Tim Lopes, da queda das Torres Gêmeas de 11 de setembro, dos acidentes aéreos mais recentes (como esse último francês), do caso com o Ronaldo e as travestis e tantas outras notícias exaustivamente esfregadas na cara dos telespectadores (que não me lembro nomento). Fora o tempo consumido com programas altamente enriquecedores como Reality Shows, jornalismo sensacionalista, humor-idiota-sem-criatividade e as clássicas (e famosas) novelas.

Se você tem amor próprio e valoriza a sua inteligência (ainda que o mínimo possível) aproveite a deixa e abandone a televisão aberta (junto com 90% da televisão por assinatura). Você não sai perdendo nada, ganha mais tempo (que pode ser muitíssimo bem empregado) e impede que os milionários da mídia enriqueçam às custas da manipulação e da ignorância.

Se você é um “GLBT” e/ou apóia os nossos direitos (se não é ou não apóia, o que está fazendo aqui afinal?!), respeite-se e valorize-se: você não precisa se adequar aos modelos do gay assexuado, caricaturado e engraçado vigente na sociedade para mendigar seus direitos e ser aceito apenas se for cabeleireiro, costureiro, estilista ou maquiador (profissões extremamente dignas, mas estereotipadas). O mesmo vale para as lésbicas másculas – as caminhoneiras, policiais e etc. E por esses motivos, não se submeta ao que a televisão brasileira tenta impor como certo, errado, justo, vulgar, inteligente, adequado e indispensável.

Lembre-se: o pensamento comum tende a ser burro, hipócrita, preconceituoso e estúpido. A voz do povo é a voz da ignorância, que você não é obrigado a aceitar.

[...]

OBS: O título do post é um trocadilho com uma linda (e perfeitamente aplicável) musica, que vocês podem ouvir e assistir aí embaixo. Pra quem preferir, aqui está a letra e a tradução.



OBS2: Aproveite e participe do movimento "NÃO HOMOFOBIA", o seu apoio é extremamente importante!



6 comentários:

Cris Medeiros disse...

E a discriminação continua, até nos meios que supostamente deveriam ser imparciais, como a imprensa... Affe... Nojento!

Beijocas

Gay Alpha disse...

Te confesso que ouvir falar desses rolos, mas estou bem por fora do assunto... Tô atucanado de trampo por aqui!!! Vou me interar mais, amigo!
Adorei sua volta triunfal e seu comment lá no GA!!! Concordo contido: Colton como músico é um ótimo ator pornô. Cara gostoso pra caralho, mesmo!!! E me explica esse esquema de queixo parecido... hehehe!!!!! Hugz!!!!!

Lucas disse...

Eu bem que tento abandonar a tv aberta, mas ela controla minha vida, hauhauahua!!! XD
Brincadeira; embora eu reconheça que eu assista até bastante tv aberta (eu pelo menos acho que assisto), eu tenho senso crítico pra não cair nos discursos enganadores da tv. Assisto mais quando quero me distrair, quando estou esperando a dor de cabeça passar, ou quando como. Ou mesmo quando quero saber como a tv aberta retrata determinado tipo de notícia. Essa da parada eu não vi. Mas acredito que a tv aberta prefere mostrar a parada como algo caricato ou democrático (pq funciona como propaganda de uma certa ideologia de igualdade), do que mostrar o que realmente acontece e porque acontece. =P Assim todo mundo é iludido.

Haline disse...

oie. cheguei aqui através da dama de cinzas. cara, pra mim tá tão claro que a televisão não tem como função principal nem arte, nem informação e nem nada disso, q não me espanta esse tipo de coisa. a tv que "vender" e tudo que dá ibope estará lá. as pessoas se preocupam com crianças e não com gays. gay que se foda, é assim que pensam. o grande problema da publicidade é estimular isso. há pouco tempo teve um comercial do doritos que era bastante homofóbico, não sei se viu. e dai é ciclíco: cria conceito - as pessoas absorvem e discriminam.

Rafa disse...

O que mai me indigna é saber que a passeata pelos atos de violência não vai ter nem 0,10% dos participantes da parada... Ninguém vai nos dar cidadania de graça se a gente não reinvidicá-la... Bj
P.S. Tava sentindo sua falta.

Αιακοσ Επυαλιοσ disse...

Eu já nem assisto TV, pois para mim isso já não é novidade há muito tempo, meu amigo...
Tenho TV por assinatura no meu quarto, mas o aparelho vive desligado na maior parte do tempo. Quando muito, assisto filmes e documentários. Com relação às informações, é preciso ser bastante seleto e cuidadoso, pois não tem jeito. Sem senso crítico - especialmente no Brasil - o sujeito estará condenado a ser mais um. Ver como isso acontece até mesmo para manipular fatos sociais que são alvos de preconceito é ainda mais nojento.

Abraços!