21 de julho de 2009

CARTA PÓSTUMA A UM (QUASE) AMOR


Eu aprendi sozinho e hoje conheço a mim e a ti o suficiente para nunca mais me deixar enganar.

Você não é especial em minha vida. Ser especial é, em partes, não conseguir definir nem explicar, somente sentir o porquê alguém pode ser tão significante em nossas vidas. Hoje eu enxergo: você é finito, tem explicação e, pelo menos pra mim, tem um conceito rotulado em sua testa e tem definição exata. Uma cortina turva de encanto me confundiu o suficiente para enxergar maravilhas onde não existia, me fez caminhar pelas trilhas da ilusão e fantasiar um sentimento especial que nunca poderia ter existido.

Você é inegavelmente bonito, atraente. Mas nem tanto, se comparado com pessoas realmente belas. A beleza, mesmo a superficial, a exterior, essa qualidade inata vem de dentro pra fora e é dificilmente criada com por meios artificiais. A beleza real é descompromissada, casual e inerente. Você sim bonito, mas só o suficiente para atrair alvos pequenos, fáceis, de auto-estima duvidosamente abalada. Sua beleza não atrai outras beldades, pois não é real o suficiente para manter um encanto real por muito tempo em pessoas sólidas, firmes e fortes.

Você não é inteligente. Mas sim, você é esperto. Esperto o suficiente para reproduzir com palavras e atos aquilo que os outros precisam ouvir ou enxergar. Seu raciocínio é seletivo e interesseiro e não espontâneo e constante. Você é incrivelmente carismático e sabe usar seu dom, mas não é capaz de penetrar as sólidas camadas da razão e do amor-próprio.

Você é meu amigo? Eu não sei se sou seu amigo. Mas você ainda é meu amigo. Você pode até ter muitos amigos, mas será que você é capaz de ser um amigo real para alguém? Um amigo que apóia incondicionalmente o outro, que sabe ouvir e falar, falar para motivar, para criticar, para defender e para acalentar. Amizade exige um amor pelo próximo em proporções muito grandiosas, exige interesse, inclinação, doação, altruísmo para o bem-estar na felicidade do próximo. E de forma mútua.

Eu nem sei se você consegue desenvolver tais sentimentos por ninguém menos que você. Não sei se você consegue se preocupar com os problemas de um amigo, se colocar no lugar do outro, consumir todas as forças num objetivo para o bem do próximo, de um amigo. Eu não sei quanto de você é egoísta. E não sei quanto de você é altruísta. Seus círculos de convivência são distorcidos, entranhados com uma espécie corrompida de amizade. Uma amizade interesseira, hipócrita, preconceituosa e falsa. Você mistura os interesses em seus contatos com amizades (e amigos).

Você nem consegue ter respeito pelo próximo. Sejam os amigos, a namorada, as amantes, os professores, os irmãos. Você não é fiel nem leal a ninguém. Sua seta moral aponta para as conveniências mais interessantes do momento. Você mente por puro prazer. Você se vangloria da desgraça alheia. Você usa pessoas como degraus e inimigos como pedestais de auto-afirmação. Você não consegue ser orgulhoso de sua profissão. Você se regozija ao ridicularizar um companheiro. Você é preconceituoso. Você tem defeitos terríveis, o que é normal; mas você parece se orgulhar de cada um deles, o que é repulsivo.

Hoje eu sei que o amor que eu sentia por você era algo que nasceu de uma história conturbada. Hoje eu sei que boa parte desse sentimento tem relação direta com o meu estado de espírito, com o meu amor-próprio, com a minha auto-estima. Hoje eu sei que você está muito longe de se parecer com o meu “Edward Cullen”. E sei que, felizmente, nós dois não queremos que você se pareça com o Ed.

Faz pouco mais de um trimestre que eu decidi enterrar tudo o que você significava pra mim, e estou completamente orgulhoso de tudo o que eu já consegui após essa decisão. Depois de todo esse tempo na total consciência de que você não era tudo aquilo que desejei, pelo contrário, é uma estranha versão da pessoa que eu idealizei; eu me permiti viver coisas novas, conhecer pessoas novas, ter dois relacionamentos, superar obstáculos, repensar um ou outro conceito e analisar friamente os fatos. E eu descobri coisas incríveis sobre mim. Descobri que posso ser especial, bonito, inteligente, carismático e uma excelente companhia. Descobri que eu não sou um cara ruim e tão pouco merecedor de alguém como você. Descobri que eu não quero você e, acredite, você seria bem mais feliz ao lado de alguém que realmente amasse você, como eu amei. E eu desejo sinceramente que você encontre essa otária... digo, pessoa (se é que você já não a encontrou).

E apesar de tudo, lembre-se: você ainda é meu amigo. Eu ainda estou aqui se você precisar de ajuda para melhorar como pessoa, como amigo, como namorado, como profissional, etc. e, se precisar, venha sem medo, pois não sou mais capaz de enxergar em você o homem que eu um dia amei como aquele que passaria o resto dos meus dias comigo. Hoje um amigo que será eterno em minha vida, isso se assim você desejar e merecer.Amém!

[...]

OBS: O Syn está com uma viagem marcada para amanhã com destino à sua cidade natal: Belém – PA! É uma viagem de descanso (e putaria) merecido após a formatura. A propósito, agora é Dr. Syn, blz? rsrs

OBS2: Como não sei se terei acesso à internet por lá, posso ficar sem atualizar o blog por 2 semanas. Sorry...

OBS3: GAYALPHA, MELHORAS PRA VOCÊ!!! Seja lá o que você tiver... e se precisar de dicas de um fisioterapeuta, me avisa!

6 comentários:

Cris Medeiros disse...

Bem... eu li a cartinha! Espero que a pessoa destino tenha entendido tudo direitinho... rs

Agradeço sua boa vontade em responder as 14 perguntas no meu blog.. rs... Valeu! Só tenho uma ressalva a fazer, não tem menos homem do que mulher disponível, tem menos homem interessante disponível, porque homem disponível eu conheço um montão, mas umas drogas que mulher nenhuma quer... rs... Mulher é um bicho exigente... rs

Beijocas

Desarranjo Sintético disse...

Olá! Quanto ao post anterior, bela aula sobre a personalidade...muito legal...eu sempre falava que determinada pessoa tinah personalidade forte e não apenas personalidade (acho que fazia certo então rsrs!). Mas como vc mesmo disse, é óbvio que todo mundo tem personalidade,mas como tudo nessa massa de gente que temos para conviver, acabamos rotulando erroneamente, nãó é? É que nem acontece seguido comigo, só pq sou meio anti-social e quieto com estranhos, esses dias se admiraram de eu falar(eu acho que o meu colega se admirou) "tá ligado", como se só malandro pudesse falar isso e eu não pudesse ter uma malandragem só pa sou tímido. É rótulo...e muitas vezes é odioso...rs.
Ainda estou extasiado com o que falou sobre nossos amigos permanecerem na nossa vida não por causa das qualidades, mas sim dos defeitos...achei fantástico porque é isso mesmo. É a gente ser compatível e tanto nossos defeitos quanto os deles não nos ferirem a ponto de desmanchar a relação!

Quanto a esse post...não conheço a sua história desde o início, mas como eu sou de sempre sentir muito, cair de cabeça nos sentimentos e sofrer horrorosamente, acho que te entendo..rsrrs. O que importa é que passou e que vc se firmoude um jeito que não te machuca mais e com certeza os relacionamentos pós Cullen (nem me fala, estou lendo isso agora, e num período carência como estou não é nada bom ler livros assim, eu só posso ser anormal...rsrs.) ajudaram...é como diz o velho ditado, nada como uma nova paixão para fazer esquecer as velhas. E provavelmente esse não te merecia...
Bah...aí no Maranhão deve tá um calor tão bom...aqui tá frio. Boas férias (como eu queria umas tb....afff), aproveite o máximo que puder.

Abraços Fábio.
Ah...te add no MSN...e estamos seguindo teu blog!

Gay Alpha disse...

Não se preocupe, amigo! Voltei! Com força total!!! Hehehe!!! Valeu pelo comment! Hugzzzz!

Laisse Faire disse...

Por um momento achei que estavas falando de mim.
Mas depois lembrei que você é homem, eu sou homem, e isso não daria certo...

Acho que sei de quem estás a falar, no teu post. E, por mais bizarro que isso possa parecer, a música que acabei de postar no meu Blog completa muito bem tuas idéias aqui.

Abraços, pequeno!

Lucas disse...

Eita, essa pessoa é perigosa. Que bom que você tomou conhecimento de como ela realmente é.

Mas o melhor é o fato de você ainda conseguir ter força (força?) pra ajudá-la se ela precisar. Isso é muito maduro e bondoso de sua parte Syn. =)

Abraços! E boas férias!^^

PS: parabéns doutor! heuheuehu! eu também acabei de me formar. agora só preciso arranjar um emprego! XD

Anônimo disse...

Oi Syn... Quer dizer... haha... aiai... Dr. Syn ;)
Uma etapa da sua vida já parece estar concluida em rapaz? ;) Isso é maravilhoso!

Quanto ao seu amor, é tão bom quando a gente sai daquele vício de sofrimento e sentimentos inconstantes; e mesmo sofrendo/ não-sofrendo diz: VOCÊ NÃO É DIGNO DE MIM!

E realmente, ele não é digno de seu amor. E o que passou, passou!

Desejo-lhe uma ótima viagem e que voltei cheio de boas palavras para nós.

Um beijo! :*