15 de julho de 2009

QUALIDADES + DEFEITOS = PERSONALIDADE (PARTE 3)


É chegada a hora de desmistificar a tão falada “personalidade”. Sem buscar conceitos do senso comum, da filosofia ou da psicologia, a própria palavra PERSONALIDADE nos remete à outra palavra bastante similar: PESSOAL. Assim, pense em personalidade como todas as características pessoais (incluindo defeitos e qualidades, já falados) que fazem você ser exatamente o que você é, ou seja, aquilo que nos diferencia e nos torna únicos. Historicamente, a palavra personalidade vem do grego persona, que significa “máscara”, e tem relação direta com a arte teatral grega, onde cada máscara designava um personagem representado pelos atores.

– “Aula de história/psicologia em plena postagem Syn?”

Mais ou menos. É que durante o jogo-da-verdade, após terem sido discutidos qualidades e defeitos, os participantes começaram a falar da tal personalidade de uma forma impositiva, onde uma seria superior à outra. Ora, fala-se muito de personalidade e, infelizmente, de forma bastante errada... eis o motivo do post: uma humilde tentativa de esclarecimento.

Ter personalidade não é sinônimo de ser corajoso, forte, ou não ter “papas na língua”. De forma similar, um indivíduo “mosca-morta” não necessariamente é um cara “sem personalidade”. É errado imaginar que a personalidade de alguém pode ser quantificada ou decodificada através de testes de revista, signos, etc.. Além disso, não existe a famosa dualidade de personalidades “fracas e fortes”, “introvertidas ou extrovertidas”, “boas ou más” (lembra da odiosa filosofia monocromática?). Esses erros ambulantes e atrozes com a coitada da personalidade se devem a um maldito senso comum criado e difundido pelas massas menos favorecidas de... personalidade decente!!!

E vamos aos tais esclarecimentos: como o termo se refere ao conjunto de características e duradouras de cada indivíduo tornando-o único, por lógica, TODOS possuem a tal personalidade. Desde o cara mais foda e durão que você conhece até aquele nerdzinho que não falava com ninguém na sua turma da escola. Portanto, nunca mais diga que aquela pessoa que você admira tem personalidade, pois o indivíduo mais medíocre do mundo também tem.

A formação da personalidade é um processo gradual, lento, complexo e único a cada indivíduo. É o produto de uma construção pessoal, que sofre influência de diversos fatores sociais (família, amigos, etc.), morais (educação, cultura, etc.), fisiológicos, emocionais, intelectuais e experimentais que nos moldam, ora bruscamente e ora sutilmente, ao longo da nossa vida. Fato é que em cada um de nós, algumas características tornam-se dominantes e mais trabalhadas do que outras. Dessa forma, esqueça as comparações entre personalidades “fortes e fracas”, “superiores e inferiores”, etc. As características de um indivíduo, como ser estável ou volúvel, introvertido ou extrovertido, etc. são componentes do todo que compõe a personalidade, e não um defeito ou qualidade específico dela.

E pra finalizar, esqueça todas as chances de definir, limitar ou resumir o ser humano. O horóscopo, e outros produtos da astrologia, jamais serão capazes de definir a complexidade humana; eles no máximo agrupam padrões de comportamento, que podem ou não ser compatíveis com você (pelo menos comigo nunca deram certo). Testes de revistas não são capazes de determinar suas características fielmente, até porque somos um tanto quanto imprevisíveis e sensivelmente mutáveis. Lembrem-se: todos nós temos nossas máscaras, nossas “personas” nessa peça que é a vida. Por mais estável e durável que possa ser a personalidade, sempre existe um sutil desvio-padrão, para mais ou para menos.

P.S.: Espero que tenham gostado da "série" de posts. ^^

7 comentários:

Cris Medeiros disse...

Eu acho que cada ser humano é um universo a ser desvendado... Ouvi essa frase em algum lugar e achei excelente pra definir nossa existência...

Não dá pra colocar rótulos, cada um tem que ser analisado separadamente...

Beijocas

Metamorfose Ambulante disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Metamorfose Ambulante disse...

Fechou com chave de ouro... Definitivamente falar de personalidade não é algo fácil..afinal podemos ser vários sendo um só....

Anônimo disse...

Boa tarde!
Minha licença, para comentar teu espaço.Bom, nossa existÊncia como toda a ciência se satisfazem no outra vez.Somos isto,Syn.

Vícios, propostas, e assim ciclos viciosos, pois na medida dos anos : fazemos tudo novamente,melhor para você surtamos novamente, até que nossa parte físia isto é, matéria se componha a terra.

Por que o novo se faz em uma nova resposta, e novas perguntas se abrem na experiência de novas subjetividades.

Pergunto: -Duramos ou existimos?


Um lindo domingo!!

raylynk disse...

vamos lá a minha obra de arte, oh... comentário. era isso que eu queria dizer.
belo texto como sempre, ótimas ideias e a conversa deve realmente ter sido proveitosa. imagino quanto de alto descoberta deve ter nascido.
acredito que ninguem consiga viver 500 anos, assim o mundo é meio que imutável para cada um. sendo assim, acho que dizer que não existe personalidade superior é o mesmo que dizer que todos tem o mesmo grau de inteligência. e sabemos que não é verdade.
Syn, vc está certo ao conceituar personalidade. mas existe uma questão de viabilidade delas e um tanto de superioridade e excesso de feromônios em algumas. otimo texto e conclusões

Anônimo disse...

Então fascinante este espaço parece bem organizado.........boa:)
Muito Bonito Continua assim !

Anônimo disse...

Bem, confesso que ainda não li as outras postagens sobre o assunto neste blog, mas concordo em gênero, número e grau com o que o autor disse. Acho que as pessoas têm que parar com essa mania feia de rotular os outros dizendo:"Pô, aquela pessoa tem personalidade forte", ou "Fulano de tal não tem personalidade". Acho que, se as pessoas realmente parassem para conhecer mais sore o assunto, não haveria tanto "rótulo" espalhado por aí... E essa falta de conhecimento acaba sendo porta de entrada para desconsideração, desrespeito, conflitos desnecessários etc. dessas pessoas para com os outros. Bem, é isso... Só acho que os que têm opinião diferente ou contrária me perdoem, mas é o que acho. Valeu! Abraços!