22 de setembro de 2009

(FALSO) MORALISMO


E vamos lá, porque cutucar ferida inflamada aberta é estar pedindo pra ouvir, né? Um dia desses encontro uma conhecida (chata) na fila da lanchonete do shopping, e por questões de educação, surge aquele papinho “como você vai?”, “o que anda fazendo?” e “tá sumido, heim?”. Até aí tudo bem... mas a infeliz dispara um:

Ela: – Ah Alysson, não acreditei quando vi uma coisa tua no Orkut!

Eu (com cara de quem não tá gostando nem um pouco): – O que?

Ela: – Umas fotos tuas do carnaval, todo sujo, bêbado, com uma cara de cínico e...

Eu (com olhar assassino): – Ah, só isso? Era carnaval garota, as pessoas se divertem, bebem eventualmente, são sujas por maisena barata ou qualquer outra coisa... se você não curte, problema seu...

Nem dei mais conversa, virei de costas, peguei o lanche e saí de perto da garota. O Alysson não tem problemas com quem não bebe, não fuma, não sai muito, não gosta de dança, não tem vida sexual ativa e/ou não tem vida social. Tenho amigos assim, tenho amigos que são o completo oposto e, sinceramente, acho que cada um faz da vida o que acha melhor e eu não me meto na vida dos outros a menos que exista intimidade, espaço e permissão. Eu mesmo era um exemplo prático desse modo de vida “cativeiro na própria casa” por pura opção e, exceto pelo cigarro (que eu detesto), eu comecei a testar cada uma dessas experiências só há bem pouco tempo atrás: mais ou menos um ano e meio. E ainda curto na mais completa moderação, acredite. E é assim que pretendo continuar.

Eu já fui o típico chato com um discurso pronto de que a vida boêmia era decadente e auto-destrutiva, e ainda bem que eu levei muito tapa na cara pra aprender a parar de julgar os outros. Por outro lado ainda sou contra excessos, contra bêbados e drogados que dão trabalho pra amigos, fumantes que desrespeitam não-fumantes, etc. Moderação é a chave pra viver com diversão e saúde.

Essa volta toda é pra chegar a um ponto: é engraçado como a sociedade nos empurra, desde a infância, valores utópicos, ideais, politicamente corretos; nos diz “isto é certo, aquilo é errado” com categoria de um mestre... Mas pelo exemplo, a própria sociedade mostra o quão hipocrita é.

Eles dizem: comporte-se, não minta, seja sempre certinho, não apronte, não beba, não use drogas, não faça sexo, não traia, etc. E são eles mesmos que acabam demonstrando que suas máscaras duram pouco tempo. É no centro do moralismo religioso que surgem escândalos de corrupção, abuso e extorsão. É dentro do grupo de políticos “sérios e honestos” que se encontra o maior número de podridão acumulada. É entre aqueles que pregam a monogamia e o sexo seguro que se infestam DSTs, abortos, traições, mentiras. É no pilar dos casamentos tradicionais que se observam um mundo artificial, só de aparências. É no núcleo da fatia rica da sociedade que se julga superior que se vê o consumo de drogas e a criminalidade crescer mais e mais. Quem se considera perfeito demais pra ter o direito de julgar é aquele que tem tudo pra ser condenado.

É esse moralismo que se tenta se impor e se afirmar por trás de uma máscara de mentira, tornando-o portanto um FALSO MORALISMO, hipocrisia pura que me enoja. É esse moralismo que não tem argumentos, que não discute, que não permite diálogo, entendimento, que se mantém retrógrado, inútil e pouco funcional que faz do nosso país (ou o mundo todo) um lugar burocrático, chato e pouco evoluído... portanto, parabéns aos hipócritas, que continuam ditando as “normas da moral e bons costumes” e todo mundo sai perdendo, inclusive eles mesmos. Patético...

OBS: Essa música da Pitty combina com o post...

OBS2: Olhá só, tô postando regularmente de novo, coisa rara! hehehehe

3 comentários:

Cris Medeiros disse...

Eu fumo (só quando bebo), bebo muito de parecer uma bêbada mesmo... ahaha... me droguei muito na minha vida... Fui promíscua e ainda sou de vez em quando, enfim, sou toda errada... E não dá pra andar com gente muito moralista e cheia de "não gosto"... rs

Acho que isso resume tudo... rs

Beijocas

@JayWaider disse...

Alysson,
Falsa moral, conceitos caducos e vocabulário arcaico muitas vezes esconde no fundo uma podridão... que nem é bom falar.
Gosto de sua autenticidade. Bem parecido com o Alê. Autenticidade é tudo. Claro, eu tb procuro no máximo ser claro e transparente. Meu EU, meu espaço, de minha vida cuido eu... vc gosta? legal. Não gosta problema seu!!! Vc paga minhas contas? não! Então por que se importar? não é mesmo?
Bju nosso e bom resto de semana.

Thyanna disse...

Alysson,

primeiro gostaria de dizer que seu tema é bastante polêmico [adoroo].
E segundo, que devo dizer que sou bem moralista, mas não hipócrita e muito menos generalista. Aplico a moral que possuo ao dizer "não gosto" disso ou daquilo, mas isso não quer dizer que saio por aí "torcendo o nariz" para os erros e feitos do mundo. Tenho amigos que fazem loucuras, e eles sabem que acho isso, mas saímos assim mesmo, e me considero até uma boa companhia. Enfim, o segredo de tudo é abandonar a hipocrisia, e aceitar as coisas, ou melhor as diferenças como são. É claro que alguns critérios devem ser estabalecidos, pra não virar bagunça...rsrs
No mais, uma boa semana pra vc.
bjus