5 de setembro de 2009

RE-LA-CIO-NA-MEN-TO... FIZ CERTO?



É difícil tecer relacionamentos sérios, sadios, duradouros e seguros. Pelo menos a meu ver, isto é um fato. E não é uma opinião conseqüente de amargura e desilusão (que já tive o desprazer de sofrer), trata-se de um aprendizado que obtive através de observação e nem tanto das minhas próprias experiências.

Se você olhar em sua volta, perceberá que muitos procuram o seu par perfeito, grande amor da vida, alma gêmea, etc. O mundo está lotado de indivíduos solitários, vagando sem rumo e esperando que o tão sonhado amor apareça numa das esquinas da vida. Isso é um puro reflexo de que relacionamentos sérios, sadios, duradouros e seguros não são fáceis de construir após o encontro com a pessoa certa. Além disso, é um reflexo de que as pessoas estão fazendo tudo errado!!!

Relacionamentos ideais, em meu humilde contexto, são iniciados a partir de um importante “tripé”, formado por RESPEITO, CONFIANÇA e EMPATIA. Obviamente não espere encontrar isso nas primeiras 24 horas após conhecer um bom pretendente/candidato. Aliás, nem na primeira semana, eu diria. Ok, sendo bem realista, essas coisas demoram pra se fixar e não existe uma margem de tempo confiável. Esse é o processo que sofremos para CATIVAR um companheiro e sermos CATIVADOS por ele. Mas não confunda o campo dos sentimentos com o campo do prazer carnal, nunca faça isso. Sexo no(s) primeiro(s) encontro(s) pode ser revelador, intenso e gerar grande prazer e satisfação, mas raramente consolida grandes relacionamentos. Paixões loucas e ardentes são voláteis demais e muitas vezes duram até que um novo “objeto de desejo” surja no campo de visão. Pelo menos no meu caso, posso afirmar: se rolou sexo fácil nos primeiros encontros, manter um relacionamento com esse cara não era o meu objetivo principal (vide post anterior).

Por isso é tão difícil criar relacionamentos ideais: sexo é fácil e cativar é difícil, principalmente porque num casal o desejo de cativar (e ser cativado) deve ser bilateral. Não caia na vã ilusão de amar sozinho (acredite no Syn, que perdeu tempo e neurônios com um amor platônico idiota). Também não siga num relacionamento que não te satisfaz só porque o seu par gosta muito de você. É necessário que você e ele/ela gostem juntos um do outro, porque se o interesse não for bilateral, um dos lados sustenta o relacionamento até cansar/perder a graça/acabar o sentimento/encontrar alguém melhor/etc e em seguida ele acaba.

Além do “tripé” (confiança, respeito e empatia), um “algo mais” é fundamental pra desencadear todo o processo que transforma um simples “estamos só nos conhecendo” em um romântico “quer namorar comigo?”. Pode ser paixão, carinho, desejo, destino, etc. você chama do que quiser, sei apenas que é fruto que você sente, entende, adora mas não explica. E isso é importante também... afinal, explicar é definir e definir é limitar.

Mas saiba que não é fácil (eu disse isso antes). Existem perigosos acidentes de percurso no caminho do relacionamento desejado. O maior deles talvez seja substituir componentes do tripé (e cada pessoa tem seu próprio tripé, sua lista pessoal de “exigências”) por sentimentos e situações que denotem clara fraqueza pessoal, como carência, baixa auto-estima, ilusão e fantasia, expectativas demais, etc. No “Sim, eu mesmo” (num post PERFEITO!) tem uma frase que explica exatamente isso: “Preencher o espaço vazio, ser a metade que completa, o sentido que faltava não faz dele(a) o(a) homem(ou mulher) da sua vida, só revela que há algo de muito grave com sua auto-estima”.

Outro grande erro é supervalorizar no candidato apenas uma (ou algumas poucas) qualidade(s) e tentar fazer dela(s) a redenção para óbvias incompatibilidades existentes entre vocês. Se um garoto é um deus grego, mas é grosso e impaciente e você não tolera esses defeitos, não adianta “suavizar” esses defeitos com a beleza do rapaz. Também não se envolva com uma garota extremamente intelectual e bonita em medidas razoáveis se o que você procura é uma sexy líder de torcida com peitos/bunda/coxas abundantes. Não adianta se encantar pela característica, é importante se envolver com a pessoa e o todo que ela significa. Também não se apresse demais, cativar leva tempo. Ansiedade é perigosamente prejudicial e assusta muitos dos que poderiam ser excelentes companheiros. Mas também não se assuste e não se limite a acreditar que apenas UMA pessoa será capaz de te fazer feliz.

Em relacionamentos, eu costumo comparar os humanos como peça minúsculas de um gigantesco quebra-cabeça. Sendo assim, você não tem apenas UMA peça com quem pode se “encaixar”, entretanto, não conseguirá forçar o mesmo com pelo menos 90% das outras peças (no mínimo!). Sempre existe uma ou outra peça que você jurava que se encaixava perfeitamente com a sua, mas no final, percebe que simplesmente não tinham nenhuma possibilidade de encaixe, uma pura ilusão. E talvez haverá uma peça que se encaixe mais firmemente, com grande perfeição e formará um desenho bem mais bonito: esta peça é chamada por muitos de “verdadeiro amor”. Mas lembre-se: eu disse TALVEZ... não seja rigorosamente seletivo e exigente ao ponto de não querer menos do que esta tal peça perfeita, até porque ela pode ter sua outra peça perfeita...

Esses erros constroem relacionamentos que são até bonitinhos, mas são curtos, instáveis e com grandes chances de decepção no final. Como se não fosse suficiente, uma série de incompatibilidades (tardiamente percebidas) pode pôr tudo a perder. É que não dá pra conhecer alguém bem o suficiente para saber que é a pessoa certa sem antes dar a cara pra bater. Assim, você pode já estar completamente apaixonado quando perceber que aquele relacionamento pode não dar certo...

De fato, não é fácil, mas ninguém disse que seria... e nem é tão difícil a ponto de ser impossível. É trabalhoso e requer muita vontade a missão de fazer um relacionamento começar e continuar dando certo na maior parte do tempo, mas os frutos desse trabalho todo fazem da vida mais doce, da paz de espírito mais verdadeira e de muitos dos sonhos realidade. A vida, os livros, os filmes, as músicas, as (argh!) novelas estão aí, esfregando na nossa cara um monte de lindas histórias de amor, umas mais vulgarmente, outras mais dramaticamente, outra ainda mais drasticamente. Tente você fazer a sua também, acredite: não dá pra se arrepender!!!

“Enquanto eu puder caminhar
Enquanto eu puder estar viva
Enquanto minha hora não chegar
Talvez eu não vença o tempo todo
E ainda posso até cair
Só quero manter minha alma forte
Erguer a cabeça e seguir...”

(Guerreiros são guerreiros – Pitty)


OBS: Relendo o post percebi que me enganei: muito do que eu falo é de experiência própria... que merda! >_<

5 comentários:

Cris Medeiros disse...

Meu amigo, belo post! Depois vc fica me incentivando a ser escritora, vc escreve muito bem! Acho que vou abrir uma campanha pra vc ser escritor... ahahah

Bem, quanto a relacionamento, acho que vc disse muito bem. Digo que o respeito é maior das bases, sem ele não há como contornar nada num relacionamento. E sabemos que se relacionar é fazer concessões sempre. Quem não faz, vai ficar sozinho mesmo!

Amei essa frase e ainda vou usá-la em algum post meu:

"Preencher o espaço vazio, ser a metade que completa, o sentido que faltava não faz dele(a) o(a) homem(ou mulher) da sua vida, só revela que há algo de muito grave com sua auto-estima.”

Beijocas, querido!

Thyanna disse...

Oiii ... achei seu blog por acaso, e confesso que o achei bem interessante... quanto a experiencia pessoal, é normal escrevermos aquilo que se sente na alma, todos fazemos isso.
No mais, parabéns, li seu texto como se estivesse vendo partes da minha própria vida.
Um abraço.

@JayWaider disse...

Oi tudo bem? Desculpe a invasão.
Achei interessante seu post. Tem muita verdade nele, mas como você mesmo já percebeu alguma coisa é parte de sua própria experiência, isso não invalida o ponto de vista, mas invalida a generalização. Por que? A minha experiência é exatamente o contrário. Mesmo que em pequena escala, se posso dizer assim, existem relacionamentos duradouros, bonitos, cheios cumplicidade e coisas que fazem parte do relacionamento entre humanos, principalmente os defeitos. Nossa eu falo ein!!?
O Mais bonito: essa parte de seu PERFIL:>> Quando amo as pessoas, dou valor inclusive aos seus defeitos, são eles que fazem de cada um único.(Copiei, pra ser fiel)
Gostei do blog. Nos permita te seguir?
Bju nosso.
Jay

Metamorfose Ambulante disse...

Oi Syn... fazia um tempo que não passava por aqui, ando meio displicente ultimamente... mas como toda vez que leio os seus posts eu me deleito...
Cara vc escreve bem pra cara****, acho que vou ser obrigado a apoiar a Dama de Cinzas na campanha para você se tornar um escritor... rsrsrsrs

Mas com relação ao que vc escreveu, eu concordo plenamente com você, criar um relacionamento sadio e duradouro é díficil, mas pode ter certeza que manter um relacionamento assim é mais difícil ainda... mas o esforço vale a pena...

Abraços e até a próxima!!!

Anônimo disse...

tá tão grande, e eu com os os olhos tão cansados.
parece ser interessante, mas a minha cama me chama.
queria ler e comentar um texto enorme, mas o máximo que consegui foi o primeiro parágrafo e isso daqui, tô moída.

p.s,: creio que minhas sinapses também não sã lá essas coisas, e que tu num vai casar com a primeira pessoa que te sorrir. é uma dura realidade! bipolaridade é uma merda.