15 de outubro de 2009

BLOG ACTION DAY 2009


Eu não sou exatamente um otimista, mas vejo que as pessoas mudaram um pouco a sua forma de pensar quando se fala em “meio ambiente” e do caminho sem volta que ele pode ter se as coisas continuarem assim. Antes as pessoas eram mais descrentes, pensavam que poderiam destruir e consumir os recursos do mundo sem se preocupar com o amanhã. Hoje, quando percebem que os invernos castigam regiões com tempestades poderosas e enchentes, enquanto os verões carregam a seca e um calor infernal por todo canto, as pessoas se dão conta de que algo não está “normal”. E por favor, me inclua entre essas pessoas.

Lembro de uma propaganda que passava quando eu ainda era bem novo, era muito forte, apareciam árvores sendo cortadas e um ruído de choro, desespero e gritos de agonia como pano de fundo. Eu morria de medo e pena da propaganda, eu sabia que cortar árvores não era legal, mas sabia que era necessário porque assim se fazia o papel e, conseqüentemente, os cadernos da escola... e minha mãe sempre me disse que eu devia estudar pra ser alguém na vida. Eu acreditava que as árvores podiam ser cortadas, desde que fossem pra fazer os livros e cadernos (e os lápis, principalmente se fossem lápis de cores). E desse antigo e inocente pensamento nota-se como os humanos justificam seus atos com desculpas esfarrapadas.

Já passou da época de especular “o que pode acontecer” com o planeta se continuarmos no mesmo rumo. O consumismo, a despreocupação com o meio ambiente, o descaso de nem tentar ser sustentável, a caça e a pesca não controladas, as queimadas, a poluição em larga escala, a ausência de grandes programas de reciclagem e reaproveitamento da água, o abuso dos derivados do petróleo e da produção de energia baseada em combustão e TODOS os outros atos anti-ambientalistas do nosso mundo atual são uma realidade. E tão realidade quanto eles são os efeitos que eles já causam e continuarão a causar no nosso mundo: desastres climáticos (já comentados), desequilíbrio do ecossistema, extinção de espécies, aquecimento global, escassez de recursos naturais, etc.

Eu não sou ambientalista, não sou um eco-chato, não sou vegetariano (apenas porque é incompatível com meu paladar), mas sou consciente. Sei o que é prejudicial à natureza e, na medida do possível, faço o que posso fazer dentro das minhas limitações. Evito desperdícios, jogo o lixo no lixo, reaproveito tudo o que posso, quase mato um indivíduo que tenta jogar lixo na rua na minha frente, procuro comprar cadernos, livros, resmas de papel, lápis e lápis de cores de empresas que fazem reflorestamento, etc. E apesar de saber que é pouco, tenho a consciência de que poderei fazer mais quando estiver em minha própria casa. E tenho a consciência de que se todos fizessem esse “pouco” há mais tempo, não estaríamos tão próximos dessas calamidades.

Se você também é um desses mensageiros do apocalipse e carrega a mensagem de que o fim está próximo por conta da “ira de Deus”, saiba que boa parte desse “apocalipse” é culpa da conivência e do abuso dos humanos em relação à seu próprio planeta. Se você é despreocupado, alerte-se: logo pode ser tarde demais pra se preocupar. E se você é consciente ou ambientalista, continue fazendo a sua parte e convencendo mais pessoas a abraçar essa causa... o mundo agradece!

OBS: esse post faz parte do Blog Action Day 2009, um movimento com mais de 10 mil blogs de todo o mundo postando sobre o meio ambiente e as alterações climáticas no dia 15 de Outubro de 2009. O Blog Action Day faz, anualmente, um dia de discussão em vários blogs, com a intenção de refletir e agir em prol de um mundo e um futuro melhor.

9 comentários:

Cris Medeiros disse...

Realmente há um tempo atrás não se ouvia tanta gente falar de preservar meio ambiente... Mas é porque o meio ambiente não estava "chorando" como as árvores da propaganda. Agora o meio ambiente se revoltou e tá dando socos e pontapés pra todos os lados, impossível ignorá-lo, por isso que tem tanta gente assim levantando essa bandeira.

Um dia desse fiquei estarrecida com a notícia que daqui a 10 anos o polo norte vai derreter. Gente! Corram pra vida, porque ela é breve... rs

Beijocas

@JayWaider disse...

É assim, novos tempos, novas exigências! a gente tem que se conscientizar e fazer algo mais, o comprometimento independente de nossa profissão é fundamental. eu já estou com um campanha no Blog e conto com sua participação.
Bju

Anônimo disse...

Oi Syn (:
realmente essa questão do meio ambiente preocupada. E está preocupando a todos (finalmente). Hoje, estava lendo sobre a questão dos lixos, lixões, aterros sanitários e fiquei realmente preocupada.
Mas nós somos humanos demais e só percebemos a gravidade das coisas quando somos atingidos.

Beijoss ;*

Thyanna disse...

Há muitas pequenas coisas que se todo mundo fizesse ai sim seriam grandes...jogar lixo no lixo no lixo, separar pilhas e materiais recicláveis do lixo organico, entre outras tantas coisas, contribuem imensamente com o meio ambiente...
Não sou uma ecochata, mas o aquecimento global está ai, e já sentimos na pele a confusão climatica que esta se aproximando.

Emfim, adorei o texto viu moço.
Um abraço.

@JayWaider disse...

Mininooooo caraca vc sumiu!!!?
Onde andas? tudo bem com vc?
Vc anda muito ocupadinho ou um blogueiro bem preguiçoso kkkkk
Enfim, queria sua participação na campanha é HOJE! Acordaaaaaaa hahahahah
Enfim, bju e excelente feriado.

Desarranjo Sintético disse...

Bah, não sabia desse blog action day, mas sem querer, estou entre os blogs que estão promovendo hoje,algo bem semelhante, seria '30/10: o dia verde da blogosfera'! Muito interessante mesmo seu post, tb concordo que já passou da fase de 'ver o que pode acontecer', pois quem não se ligou ainda, está ou morto em vida, ou alienado, s não quer acreditar na mídia, basta olhar para a natureza...

Abraços
Fábio.

Lucas disse...

pô, nem sabia desse blog action day =P talvez eu tivesse pensado em algo pra escrever se eu soubesse q iria acontecer.
mas é legal saber que ele existe, mesmo atrasado. acho que discutir as coisas que fazem mal é sempre válido, mesmo que não seja isso diretamente que vá "mudar o mundo". pensar sobre nossos problemas é o primeiro passo para consertá-los, não é? =)
abração!

Metamorfose Ambulante disse...

Grande Syn.... saudades de ler os seus posts. Andei um pouco afastado da net esses tempos pq fiz uma cirúrgia e estava de molho, mas aos poucos estou voltando...
Pra variar um pouco... adorei seu post, e é sobre um assunto que eu amo.

Consciência Ambiental é tudo !!!

Anônimo disse...

gracias amigo! gran post!