Quando você pensa em Fisioterapia, provavelmente deve pensar em ossos fraturados e membros engessados, lesões medulares associadas à cadeiras de roda e coisas similares, certo? Ok ok, eu estereotipei o pensamento alheio, desculpem-me. Você leitor, pode ser um pouco mais instruído e conhecer um pouco mais do trabalho de um Fisioterapeuta, mas a grande maioria da sociedade não conhece. É verdade.
No dia 13 de Outubro comemora-se o dia do Fisioterapeuta (e do Terapeuta Ocupacional também) e apesar das inúmeras conquistas, ainda há pouco motivo pra comemoração. Os Fisioterapeutas deste país ainda sofrem com a falta de remuneração adequada pelos planos de saúde (alguns pagam em torno de 7 reais por sessão de fisioterapia), desvalorização profissional, pouco conhecimento e reconhecimento pela sociedade e, pra variar, uma perigosa tentativa de submissão da formação ao mero nível técnico – graças ao Ato Médico, uma lei que pretende dar poderes plenos aos médicos, desvalorizando e subjugando mais de 13 outras profissões da área da saúde (como a Psicologia, a Enfermagem, a Odontologia e a Fonoaudiologia), só pra exemplificar. Junte a esses fatos a quantidade esmagadora de maus profissionais em nosso meio (muitos deles frustrados por se refugiar na Fisioterapia apenas por não terem conseguido passar em medicina), denegrindo, desunindo e deturpando um ramo profissional já com tantas dificuldades. Sim, ainda muito a ser feito... e fico feliz em saber que muita coisa já está sendo feita.
Eu não conhecia o que era a Fisioterapia antes de entrar na faculdade. Não sonhei em ser Fisioterapeuta desde criança. Não sabia que as bases que originaram a Fisioterapia vieram de milhares de anos atrás, antes mesmo do surgimento da medicina. Não imaginava que fosse me apaixonar por essa profissão e pelo significado que ela tem. Não sei o que vai ser da minha vida profissional no futuro, mas ter a certeza de que eu aprendi muito com a Fisioterapia e que ela ajuda a minha vida (e a dos meus familiares) a ser melhor e mais saudável. E não existe pra mim maior satisfação do que aliviar as dores de alguém, fazer alguém voltar a andar, a escovar os dentes, a respirar sozinho; enfim: ajudar as pessoas a conquistarem vitórias pessoais de independência e conforto. E salvar vidas.
Portanto, comemore junto comigo o dia do profissional que, sim, ajuda a melhorar a situação de membros quebrados e pessoas de cadeira de roda, mas que também alivia dores de diversos tipos e com anos de duração; que trata diversas seqüelas e deformidades em praticamente todo o corpo; que permite a muitas pessoas uma respiração mínima e confortável pra manter a vida; que é totalmente indispensável em qualquer UTI; que trata de estrias, cicatrizes e celulite; que torna partos normais com menos riscos e dores; e que tem a possibilidade de promover saúde de formas cada vez mais abrangentes e eficentes para indivíduos, desde o nascimento até a 3ª idade pra você e pra todos aqueles que você ama.
Feliz dia do Fisioterapeuta para todos aqueles que amam a Fisioterapia e para aqueles que precisam de serviços de uma profissão tão nobre!!!
OBS: Volto a comentar nos meus vizinhos a partir de amanhã. Desculpem o sumiço... =D
13 de outubro de 2009
FISIOTERAPEUTAS
Marcadores:
Agradecimentos,
Eu preciso dizer...,
Profissionalmente falando
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Feliz Dia do Fisioterapeuta! Vc merece!
Beijocas
Oii Allysson,
confesso que não disponho de muito conhecimento sobre a área, mas feliz dia dos fisioterapeutas [um pouco atrasado].
Abraços.
Oi Allysson,
Passando atrasadinho, mas mesmo assim desejo tudo de bom pra vc na sua profissão...
Abraço e bom fds.
Postar um comentário