30 de agosto de 2010

MATURIDADE


Nos últipos episódios do (perfeito) seriado "Queer As Folk", um personagem quarentão e "deslocado" chamado Ted, cansado dos padrões esterotipados (de beleza física, juventude, relacionamentos monogâmicos ou poligâmicos perfeitos, entre outros) finalmente entende algo que metade da população ocidental (ou mais) ainda não entendeu: a perfeição é inatingível e os estereótipos são só o que são e valem apenas para quem os seguem como valores pessoais. Muito maduro da parte dele.

Ted entendeu que não precisava fazer plásticas para se manter jovem, magro e bonito, não precisava sofrer tanto na academia pra se manter no peso ideal, não precisava de drogas (lícitas ou não) pra se sentir feliz, não precisava de festar diárias e orgias pra conseguir sexo e não precisava ser perfeito para atrair um namorado... e mais importante que isso, desejou ter a sabedoria para não enlouquecer sem um namorado e para ser feliz, assim mesmo, ainda que ninguém viesse a aparecer na sua vida. Isso é maturidade.

Acho fascinante o poder que o tempo exerce sobre as pessoas. Não que a extrema velhice me agrade, afinal, sou humano e temo envelhecer (algo que considero normal e que a Dama de Cinzas detalhou muito bem). Mas é verdade: o tempo faz verdadeiros milagres em mentes e corpos humanos. Em outra série que ando assistindo, "Men of Certain Age", me surpreendo como os personagem se tornaram quarentões divertidos, questionadores, inteligentes, vaidosos, sedutores, carinhosos e, adivinhem, extremamente maduros.

Eu demorei certo tempo pra entender o quanto a maturidade é relevante pra mim, ou seja, entre as pessoas com quem convivo e me relaciono. Hoje eu percebo que não se trata só de "relevância", mas sim um padrão de "exigência", quase um pré-requisito social que pode fazer a diferença entre uma amizade/namoro e o afastamento total, ainda que muitas vezes isso ocorra meio sem querer, de forma inconscientemente.

Apesar da minha idade relativamente curta, eu vejo que eu realmente sou maduro, dentro das minhas limitações óbvias. E me orgulho disso. O Laisse Faire vez ou outra comenta: "Alysson, olha o quanto tu ja evoluiu!". Até bem pouco tempo atrás eu nem ligava pra isso, achava que era alguma tirada irônica. Mas é verdade, ele tem razão. E a melhor parte disso é saber que, ao mesmo tempo, não me tornei um chato, um inútil e nem perdi o meu senso de humor.

Ok, mas o que um moleque de 23 anos sabe sobre maturidade? E eu respondo: muita coisa! Certamente bem menos do que vou saber quando tiver mais idade. Certamente bem mais do que muita gente de 23 anos que existe por aí. Certamente bem mais do que várias pessoas mais velhas do que eu. Porque maturidade, apesar de estar ligeiramente enroscada com a idade, não é dependente apenas dela. Maturidade é ter a sabedoria que nos leva a tomar decisões mais adequadas, é ter novas perguntas, é ter respostas mais simples e mais satisfatórias, é ter paciência e serenidade, é dar a nós mesmos nem mais e nem menos importância e respeito do que realmente temos, é ter a capacidade de rir de si mesmo, é ter credibilidade, responsabilidade e palavra. Maturidade é não levar as coisas tão a sério... e levá-las totalmente a sério, dependendo da necessidade. Boa parte disso eu já consegui aos poucos e pretendo conseguir bem mais.

[...]


MATURIDADE

Maturidade é saber que nunca somos totalmente maduros pra viver. Portanto, sempre teremos o que aprender.

Maturidade é ter o poder de controlar a raiva e de resolver divergências sem violência nem destruição.

Maturidade é ter paciência e disposição para abrir mão de um prazer imediato, com vistas a uma vantagem a longo prazo.

Maturidade é ter perseverança, é empenhar-se a fundo num programa, a despeito da oposição e dos contratempos desalentadores.

Maturidade é ter abnegação, é atender às necessidades alheias.

Maturidade é ter a capacidade de enfrentar o desagradável e a decepção sem nos tornarmos amargos.

Maturidade é ter humildade. Uma pessoa madura consegue dizer: "Perdoe-me." E, quando fica provado que estava com a razão, não sente a necessidade de se vangloriar: "Eu não disse?".

Maturidade significa credibilidade, integridade e cumprimento da palavra.

Os imaturos encontram pretexto para tudo. São os retardatários crônicos, os contadores de vantagens, que falham no momento das crises. A vida dessas pessoas é um emaranhado de promessas não cumpridas, assuntos inacabados e amizades desfeitas.

Maturidade é ter a capacidade de viver em paz com o que não se pode mudar.

(Autor Desconhecido)

11 comentários:

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

Caro Alysson vc do alto de seus 23 anos de "molequice", mostra que a sabedoria da maturidade pode ou não estar atrelada à idade ... FATO ... Perfeita esta sua contextualização sobre o tema ... Na Série QF, para mim uma das melhores coisas já produzidas pela TV, nos proporciona não só esta, mas várias outras reflexões de profundidade ... sempre procuro rever alguns episódios e sempre eles me levam a refletir sobre coisas e mais coisas e com um detalhe, sempre apresentam possibilidades de respostas a muitas questões ...

parabéns querido ... vc é um lindo mesmo ...

bjux

;-)

Cris Medeiros disse...

Obrigada pela referência, sempre bom saber que o que escrevemos gerou questionamentos...

Bem... Definitivamente maturidade é algo distinto de velhice...rs... Vou me explicar melhor. Eu me relacionei com homens de 40 tão imaturos psicológicamente quanto a média dos caras de 18 anos... Nunca namorei, mas conheço rapazes da sua idade bem maduros... Trabalho com um de 26 anos que pra mim é um exemplo de maturidade. E é aquilo que você disse, hoje ele está assim, quando tiver 40 estará bem melhor. É um ser humano que dá gosto viver ao lado.

Sim, maturidade é um pré-requisito básico para meu próximo relacionamento, já que os anteriores não tive muita sorte nesse quesito... rs

Você tem bastante senso crítico do que te rodeia. Pensa a vida, isso é básico pra tornar um ser humano maduro!


Beijocas

Atreyu disse...

Maturidade é uma coisa que não vem com os anos, mas todo mundo acha o contrário

Rodrigo disse...

sabe, apesar de ter 34 anos, sou meio Peter Pan, espero que com o tempo isso mude... não sei se é questão de maturidade, ou sei lá, só que essa vida de gente grande as vzs fode (no mal sentido) o cara.

besos, guri!

Hugo de Oliveira disse...

Amigo,

Gosto muito do seriado Queer as Folk..tenho todo aqui em meu note..é muito bom. Aprendi demais com ele...

Autor disse...

Tenho de terminar Queer as Folk, parei na segunda temporada e adoro a série.
E a maturidade faz bem. Mas ela, aliada à juventude, seria perfeita.
:-)

H L disse...

Tenho certeza que nós, com nossos vinte e poucos anos, temos mais maturidade que muita gente por aí.
Tenho certeza que ainda não cheguei ao nível de maturidade que desejo, se é que vou chegar!
;)

Adorei teu blog...
É bom encontrar blogs assim, por acaso e que valem a pena o click!
:P

Um beijo

Guy Franco disse...

Nunca vi Queer as Folk. Tenho medo de que seja muito gay. Mas voltando a questão da maturidade (ué, mas eu nem estava lá).

Mando beijo!

Caju disse...

Eu ainda estou na primeira temporada de QAF, e fazem dois anos que eu estou com todas as temporadas. Enfim, belíssimo post.

Bjs

Anônimo disse...

Awsome site, thanks for all the info it was real helpful.

Giuliano Nascimento disse...

Gostei muito do seu blog, hoje foi minha primeira visita e li pelo menos desde o primeiro post do corrente ano (2010).

Já favoritei, rs...

PS: Encontrei seu blog, depois de ler indicação no delicioso blog "Meninos e Meninas".