30 de junho de 2009

QUALIDADES + DEFEITOS = PERSONALIDADE (PARTE 2)


E quando chegamos na etapa “defeitos”, o tal jogo da verdade temático não fluiu. É fácil explicar o porquê: defeitos são solúveis em amor, tanto o amor pelo próximo quanto o amor-próprio. E é garantia minha que todos os participantes do jogo tinham um mínimo de amor uns pelos outros, o suficiente pra que o jogo não desse certo. Mas foi fácil achar a solução pro jogo continuar: nenhum de nós (todos em plena juventude e em momentos turbulentos da vida) conseguiu desenvolver amor próprio suficiente pra diluir nossos próprios defeitos – por isso decidimos que cada um falaria dos próprios defeitos e eles seriam discutidos... e então o jogo seguiu!

E se apenas três das minhas qualidades se destacaram com unanimidade (sendo fácil detalhar cada uma delas no post passado), o mesmo não aconteceu com os meus defeitos: foram tantos que não dá pra detalhá-los tanto quanto da última vez, rsrs.

O primeiro deles: sou orgulhoso. Muito mesmo, do tipo que leva tudo a ferro e fogo (como diria o Sr. “Laisse Faire”) só pra não ter que admitir que estou errado, enganado, perdido, etc... um cabeça-dura teimoso, que só cede diante do óbvio. Pelo menos sou humilde o suficiente pra ficar quietinho e calado depois de já ter aceitado a “derrota”.

Outro defeito que eu tenho e já conhecia, mas não sabia um “nome” adequado, foi o GayAlpha quem me “ensinou” (num post antigo): sou voluntarioso. Minha vontade é tão soberana que já cometi grandes vacilos só pra satisfazê-la (e me arrependo de alguns). E isso me leva a outro defeito relacionado: sou mimado. Não um fedelhinho mimado que recebe sempre tudo o que pede, mas sim um cara que se mal-acostumou com as vezes que seus mimos foram realizados e espera que sempre será assim, ou seja, acabo criando expectativas que muitas vezes não se cumprem...

Também sou um péssimo mentiroso (culpa da tal sinceridade do post passado). Mentir é necessário em vários momentos da vida (o que muitos chamam de mentira-social) e, pra um mentiroso de 5ª categoria como eu, isso não é nada fácil. Também sou um tanto quanto medroso quando saio do âmbito racional-profissional e entro no emocional-afetivo. E também sou um eterno sujeito “baixa auto-estima”. Pra falar a verdade, a maior parte dos meus defeitos são resultantes dessa minha constante instabilidade emocional associada à baixíssimas taxas de auto-valorização e amor-próprio, como eu comentei no começo do post.

Sou acelerado demais, apressado, pavio-curto e impaciente. Por sorte sou complacente e tolerante, agüentando por muito tempo (e dando claros sinais da minha insatisfação) antes de explodir. E também sou bipolar – talvez um dos meus maiores defeitos ­– o que faz de mim completamente imprevisível nos momentos de “crise”. Consigo rir desesperadamente de alguma coisa e, no instante seguinte, ficar completamente furioso com outro motivo nada relacionado. E quase sempre isso acontece antes que as pessoas ao redor percebam essa súbita mudança, o que acaba sendo grave...

Sou um pouco arrogante também. Se internalizo o fato de que sou bom MESMO em alguma coisa, fico completamente convencido disso, o que acaba me levando eventualmente à arrogância. Um exemplo disso é a tal inteligência que falei no post passado. E nem me queiram ver associando o defeito “pavio-curto” com o “arrogante” quando subestimam minhas capacidades, sejam elas quais forem.

Não sou pontual. Sou um tanto quanto acomodado e preguiçoso também, mas não sempre. Demoro demais para agir diante de um problema e isso só acontece quando já existem poucas “saídas”. Tenho o péssimo hábito de não me adiantar em meus afazeres, deixando-os sempre para a última hora. Por sorte sou responsável o suficiente pra não deixar que as coisas atrasem, mesmo que elas não saiam com a qualidade que eu esperava.

E também sou exagerado, em todos os sentidos. Supervalorizo demais os meus sentimentos. Supervalorizo o significado de amizade e os amigos. Fantasio demais o relacionamento e par perfeito. Escancaro o que sinto com freqüência. Gargalho exageradamente com pequenas piadas. Choro desesperadamente com cenas de um filme ou livro bonito, e choro mais ainda quando me vejo “sem chão”. Costumo me anular com freqüência pra cumprir causas alheias, quase sempre daqueles que não merecem. Sou confuso. Não consigo compreender muitas das estúpidas motivações alheias. Muitas vezes não consigo entender minhas próprias razões.

Tornando este post algo bem nerd: em RPG (Role Playing Game), defeitos são atributos negativos que enriquecem o “background”, as características pessoais de um personagem e quase sempre permitem que este adquira adicionalmente mais qualidades, bônus, atributos, talentos, etc; ou seja, no RPG é bom ter alguns defeitos. Na vida real é um pouco diferente: nossos defeitos não nos concedem novas qualidades, mas são sim muito importantes.

Defeitos são adjetivos não muito desejados em nosso perfil humano, características não muito toleradas e muitas vezes não reconhecidas por nós mesmos. Mas são eles – e somente eles – que determinam as pessoas que nos cercam. As pessoas são facilmente atraídas pelo belo, pelo agradável e pelo cômodo, ou seja, se atraem por nossas qualidades. Porém, são os defeitos que servem como uma espécie de seleção natural entre aqueles que atraímos, mas que logo vão embora (os que não valem à pena), e aqueles que ficarão eternamente enraizados em nós (aqueles que realmente nos amam).

Enfim, finalizo este post com um vídeo que sempre me emociona pela interpretação, pela melodia e pelas palavras de Shakespeare...

6 comentários:

Cris Medeiros disse...

Muitos dos defeitos que vc citou são devidos a sua idade, vai por mim, eu tinha muitos deles e trabalhei com o tempo e melhorei bastante... Essa coisa de querer controlar tudo, de esperar demais dos relacionamentos, etc e etc...

Com o tempo vc vai perceber qual o seu verdadeiro defeito, ou quais os verdadeiros... rsrs

Beijocas

Gay Alpha disse...

Voluntariosos do mundo, uni-vos!!! Hehehehehe!!!! Bom... pelo menos alguma coisa eu te ensinei... hehehe!!!!
Hugzzzzzz!!!!!

Lucas disse...

Bem, o primeiro passo para nos livrarmos dos nossos defeitos é reconhece-los, né? Talvez alguns desses defeitos nunca possam sumir, mas com crteza todos podem ser diminuídos e às vezes controlados...
Abraço!

Desarranjo Sintético disse...

Boa idéia cada um falar de seus próprios, antes que o jogo acabasse em briga...rsrs.
Achamos muito mais fácil qualidades nossas do que defeitos, isso é um exercício, afinal nossas verdades e nossa cara descoberta as vezes é cruel. Por isso as vezes escondemos até de nós mesmos! Defeitos todos temos e achei o máximo aquilo que tu falou a respeito de serem os defeitos uma espécie de seleção natural, e é verdade mesmo!
O bom de tudo isso é que podemos sempre melhorar, perder alguns defeitos, ganhar outros menos piores, e admitir isso é o primeiro passo, parabéns, tudo que precisa agora é querer melhorar, mudar...o que ng disse que seria fácil, mas tem como!
E quanto ao post anterior, é, todo tipo grosseiro de discriminação (como a homofobia deveria ser crime), só punindo para aprender, não tem jeito...

Abraços

Fábio.

Rafa disse...

Ai, é tão hard o auto-conhecimento, aliás vc tá de parabés, sabe paca sobre vc mesmo. Bj!

raylynk disse...

nossa! você tem certeza que não estava em uma crise emo quando resoleu escrever sobre defeitos? para ser sincero, não sou expert na área. afinal o que um cara perfeito pode saber de defeitos? kkk
bom, para diminuir a sua depressão e evitar que vc tenha mais conclusões piegas como "defeitos são importantes para descobrirmos os amigos de verdade", vamos aos fatos: vc não consegue aceitar os outros (por isso sua baixo estima: não é que se avalie negativamente, só não consegue aceitar nos outros fraquezas que vc num tem, assim quer fazer por eles as coisas e esquece as suas pq não são tão visíveis). você está esperando a sua vez, sua independência, o instante de se mostrar forte e separar as correntes. desses dois vem tudo que vc acha defeito. vc pensa que se expõe, mas cuidado. vc sempre reage a uns estímulos especificos de mesma forma. isso prova que só o que é banal te causa a confusão de "não ligar para suas ações". Sabe que se ficar fraco, você estará sobre minha mesa no jantar com uma maça na boca. Ou vc mostra o seu eu forte ou te esmago (seu eu forte ainda é facilmente esmagável para um deus como eu kkkk). espero o próximo ansioso. Eu, como anjo sombrio, estarei a espreita.