22 de dezembro de 2009

MUSICANDO


Eu e a música temos uma relação bastante transparente. Ela sabe que eu não vivo sem ela. E eu sei que, apesar de ser dependente dela, detenho todo o poder de escolha. Com o passar dos anos e da convivência, eu percebi que consigo fazer qualquer coisa enquanto escuto música. Isso inclui assistir filmes/TV, estudar, ler um livro, conversar... e até coisas que requerem um absurdo de atenção, como cozinhar (e eu sou um monstro desprezível na cozinha).

A música evoluiu fantasticamente na minha vida. Antes, eu morava em um interior (do Maranhão) onde eu só tinha acesso a 3 estilos musicais: forró, brega e reggae de má qualidade. Aos poucos, entrariam o axé, o samba e o pagode na lista. Eu, obviamente, detestava a condição, até porque esses estilos musicais não diziam o que eu gostaria de ouvir. Mas aí o meu querido irmão me apresentou o rock nacional, o rock internacional, o pop e aos poucos a música eletrônica, e aí sim eu encontrei muita coisa legal, no início tudo bem "mainstream" (ou seja, aquilo que vende muito e geralmente é o gosto da maioria). Mas aí aos poucos eu pude escolher o que eu queria escutar e o momento certo pra cada música. Foi a minha liberdade musical, alavancada pela internet e pelos bancos de músicas. Hoje digo, sem dúvida alguma, que o meu gosto musical reflete muito de quem sou e é totalmente influenciado pelo que as pessoas que eu amo escutam.

É completamente injusto criar um top 5 de músicas porque elas iriam refletir o momento e não o todo. Então pra tentar ficar mais justo, vou criar o top 5 de 5 momentos específicos, onde a música diz exatamente aquilo que minha alma grita em silêncio:

TOP 5: TENSÃO
1- Sunday bloody sunday (U2)
2- Anna's song (Silver Chair)
3- Ignoring U (Pitty)
4- How you remind me (Nickelback)
5- Time of your life (Green Day)

TOP 5: ALEGRIA
1- Paparazzi (Lady GaGa)
2- I gotta a feeling (Black Eyed Peas)
3- If I had you (Adam Lambert)
4- Stereo Love (Edward Maya Ft. Alicia)
5- That's what you get (Paramore)

TOP 5: TRISTEZA
1- That I would be good (Alanis Morisette)
2- Clocks (Coldplay)
3- Je Saigne Encore (Kyo)
4- Kriptonita (Ludov)
5- Speechless (Lady GaGa)

TOP 5: CALMA E REENCONTRO
1- Bittersweet symphony (The Verve)
2- Equalize (Pitty)
3- Breath no more (Evanescence)
4- Undisclosed desires (Muse)
5- Enjoy the silence (Lacuna Coil)

TOP 5: FÚRIA
1- Sober (P!nk)
2- I'm so sick (Flyleaf)
3- Água contida (Pitty)
4- Don't bother (Shakira)
5- A little piece of heaven (Avenged Sevenfold)

Dá pra ver nitidamente que o meu gosto musical se transformou numa coisa totalmente complicada de se entender, uma mistureba total que eu valorizo bastante e que eu pretendo que ninguém entenda, só aceite que é o meu gosto e ponto.

Em outros posts eu detalho melhor os meus maiores amores musicais e o motivo deles, mas até lá, convido você a conhecer um pouquinho do que eu ouço.

[...]

OBS: desculpem o atraso Jay e Alê, tive um bloqueio criativo e o post não queria sair. Pra falar a verdade, nem gostei tanto do post, mas quero cumprir a promessa! Abração...

OBS2: Dia 23 vai ter um post reflexivo de Natal. Peço a ajuda de vocês pra melhorar o texto o máximo possível. Motivo: ele será o "discurso de Natal" antes da ceia da minha família. Por favor, contribuam com o próximo post!

Um comentário:

Cris Medeiros disse...

Eu adoro as mulheres... dava pra ser lésbica, mas ainda não consegui... ahahah... Então adoro as vozes femininas e não gosto das masculinas... Praticamente só ouço cantoras e cantoras de todos os estilos e épocas... é uma mistureba danada tb... rs

Uma hora estou escutando Amy Winehouse, noutra Angela Ro Ro, noutra Maysa, noutra Ana Carolina... Enfim de tudo um pouco... rs

E não vivo sem música tb, quando estou em casa é música o tempo todo...

Beijocas