15 de outubro de 2010

VÍTIMAS CRÔNICAS



Ontem eu aproveitei desperdicei um tempinho livre pra ler novos blogs a esmo, estava a procura de novos assuntos, novas idéias, novos pontos de vista. Sim, foi um disperdício total. Eu sou bastante complacente com blogs, até porque é impossível ser um blogueiro sem exibir alguns clichês, e principalmente porque eu não sou ninguém especialmente capacitado pra avaliar blogs. Encontrei blogs poéticos bonitos, mas fora da minha realidade; encontrei blogs pornográficos, que tem lá sua utilidade, mas não eram o meu foco; encontrei blogs-diário que, apesar de correrem o risco de serem cansativos pela mesmice, tem seus momentos interessantes; encontrei blogs cômicos e ácidos bem inteligentes, mas fazendo as mesmas piadas de sempre. Mas nada me incomodou tanto quanto uma categoria de blog crescente e que ta virando modinha: blogs-vítima. Por azar, encontrei dezenas de exemplares de blogs-vítima e confesso que me irritei.

Um blog-vítima é um blog bem fácil de identificar, seu único e exclusivo objetivo é reclamar, deliberadamente e exaustivamente sobre tudo que acontece com o blogueiro-vítima, além disso, tudo de ruim e errado que acontece é resultado de uma conspiração cósmica concentrada apenas na ruína da sua nada humilde pessoa. As conhecidas leis de Murphy foram gravadas no ferro frio e entregues diretamente ao blogueiro-vítima pra servirem de diretriz pessoal. De uma forma geral, eu já detesto pessoas que se “vitimizam” o tempo todo, quando escrevem sobre isso então, é fatal.

Vítimas crônicas são irritantes por serem incompetentes naturais, ou no mínimo incompetentes em potencial, são incapazes de reconhecer suas falhas, são incapazes de identificar onde suas escolhas foram infelizes. Eles ignoram o fato de que, por trás de um acontecimento ruim, existem uma série de atos, fatos, escolhas e palavras erradas que culminaram no evento trágico. E ignoram porque é muito mais fácil fazer o papel do coitadinho injustiçado que não teve culpa alguma se tudo dá errado. Sim, acidentes acontecem e o acaso (que recebe o nome de azar) infelizmente existe, mas admita que na grande maioria dos casos o que acontece é uma incapacidade de reconhecer os próprios erros e a tragédia é só o fechamento de um ciclo, uma relação de causa e efeito.

Não sou perfeito, não tento ser, gosto de levar porradas da vida (excelente professora!) e confesso que já me fiz de vítima no passado. Mas me envergonho profundamente disso e tento fugir dessa situação o máximo possível. Não sou o Sr. Sucesso, mas tento fazer das tripas coração para que os meus sucessos e a resolução efetiva dos meus problemas sejam o mais próximos de uma constante. Por isso me irrito tanto quando vejo reclamões incompetentes e incapazes de admitir sua própria participação ativa em tudo que acontece de ruim em suas vidas. Sinto na pele a fúria de assistir o retrocesso da raça humana...

Sério, só eu que ando enxergando mediocridade em cada canto que olho?!

8 comentários:

Cris Medeiros disse...

Pois é! Odeio vítimas crônicas. Aquela pessoa que escolheu o caminho da lamuria! Mas eu tenho total consciência que isso me incomoda profundamente, porque já fui exatamente assim um dia. E volta e meia tenho as minhas pequenas fases de lamuria. Então geralmente o que incomoda muito nos outros é porque tem relação com alguma coisa da nossa personalidade que você não aceita e quer suprimir.Basta notar os homofóbicos que geralmente tem uma homossexualidade enrustida...

Bem... Eu já fui uma vítima crônica, e me destrui por conta disso, até que cheguei numa bifurcação, ou me destruía de vez ou mudava meu padrão de pensamento e construía uma nova vida e foi o que fiz.

Hoje aprendi que temos o direito de nos lamuriar, sim, todos devem ter! Mas nunca o direito de parar sua vida. Hoje em dia quando sento, choro e reclamo, ao mesmo tempo estou traçando metas pra sair daquele buraco, e geralmente saio. Quem me conhece de perto sabe disso e algumas pessoas até admiram essa minha capacidade de nunca entregar o pontos...

De qualquer maneira meu lado lamuriante tá lá em algum lugar da minha personalidade, congelado e quando me confronto com alguém assim, me irrita profundamente, porque acho que a pessoa pode fazer algo pra mudar esse padrão, como eu fiz...

Nossa gostei tanto desse assunto, acho que vou fazer um post sobre isso também... eheheh

Beijocas

Unknown disse...

Ainda não topei com blogs mi-mi-mi. E apesar de sempre passar a ler blogs cujo texto e/ou idéias me agradem, não importa se "meu querido diário" ou qualquer outro tipo, acho que Muro das Lamentações eu não teria muita paciência também. Beijo!

Cris Medeiros disse...

Tomei a liberdade de fazer uma indicação do seu blog em um post!

Beijocas

Jade disse...

Também tenho meus momentos "o universo conspira contra mim", e já reclamei no blog, mas não rola ser o tema principal, nem do blog, nem da vida!
Nem todo mundo consegue enxergar o mal que isso faz pra sua vida, infelizmente.
Cheguei aqui pela indicação da Dama e gostei muito!!
Beijos!!

Tatiana disse...

Oi Alysson!
Vim te conhecer, afinal a Dama recomendou...uma homenagem daquela nao é sempre que cai,nao é nao?
Fiquei bem impressionada com o teu texto, principalmente pela maturidade do conteúdo.
A vitimizacao sempre me repudiou e tento o máximo que posso passar isso aos meus filhos que tem 12 e 15.
Enquanto lia pensava na sua mãe...rs(sou mãe e nao pude evitar esse pensamento), que orgulho ela deve sentir.
Comento, porque infelizmente vivencio muita vitimizacao nos teens e 20's que convivo e as dificuldades dos pais dos respectivos em mudar esse habito.
Parabéns pelas ideias e palavras!!
Bjs.

Palavras Vagabundas disse...

Ola,
cheguei aqui através da indicação da Dama, gostei e voltarei.
abs
Jussara

Autor disse...

Acho vítima a coisa mais escrota do mundo. Podiam morrer, que não fariam tanta falta.
Tanta coisa pra contar, pra viver, mas, por preguiça ou acomodação, alguns se colocam como injustiçados por Deus e o mundo.
Poupe-nos.
Excelente post.

(Saudade de ti, amigo!)

K. disse...

Algumas vítimas crônicas podem usar o blog apenas para abrir a torneira. O blog muitas vezes exacerba alguns aspectos de nossa personalidade - a internet de modo geral propicia isto.

Talvez seja este o caso.