9 de fevereiro de 2009

AMIGOS!


Todos nós temos certas prioridades na vida. Essas prioridades refletem exatamente o que você é, o que você quer, o caminho que as suas bases (que eu comentei no post passado) te indicam a seguir. Essas bases variam muito de pessoa pra pessoa e em diferentes épocas da vida de uma mesma pessoa. Eis a grande prova de que mudamos, crescemos e ficamos mais experientes. Eu por exemplo era um indivíduo tipicamente “normal”, que valorizava todas as bases que as pessoas me ofereceram, mas felizmente eu mudei. Tornei dispensáveis e secundárias todos aqueles conceitos de senso-comum e guardei cuidadosamente a única base que encontrei sozinho e ela tornou-se a minha prioridade: a AMIZADE.

Muitas pessoas desconhecem o que exatamente é a amizade simplesmente por não terem amigos de fato, ou então porque amizade não é uma coisa tão absoluta e objetiva que caiba num conceito prático. Amizade não se define se sente; por isso que as melhores tentativas de explicar o que é esse sentimento são subjetivamente poéticas. Infelizmente eu não sou um poeta, pois sou emocionalmente instável demais pra isso. Mas me considero muito bom em externar o que sinto, por isso vou tentar explicar o que considero amizade de verdade.

Amigo não é só aquela pessoa com quem você sentiu afinidade gratuita (identificação pessoal), nem aquele que sempre está ao seu lado nos momentos difíceis e comemora junto os seus momentos felizes. Muitas pessoas se enquadram nesses conceitos, poucas de fato são amigos. Amigo não precisa fazer nada em especial pra que você o ame, não precisa falar nada pra te deixar bem, não precisa te presentear nem te elogiar pra te agradar; a mera presença de um amigo faz de você alguém mais feliz. E nem precisa ser presença física: um telefonema, SMS, conversa por MSN, etc. são suficientes pra sentir essa felicidade espontânea. Amizade é um sentimento que lembra vagamente a paixão, diferenciando apenas por não ser incandescente nem tão intensa e porque os objetivos finais são muito diferentes; mas o bem estar proporcionados por ambas as situações são muito semelhantes.

Amizade não requer grandes atos (é claro que eles fortalecem ainda mais os laços), mas sim pequenos gestos que tocam exatamente nossa na fragilidade afetiva, e esses gestos nos cativam incondicionalmente, inquestionavelmente. A amizade não precisa de declarações ou belas palavras, pois ao lado de um amigo um mero olhar ou o silêncio pode dizer muito mais que tudo isso. Com o verdadeiro amigo o silêncio nunca é constrangedor, o fato de estar ao lado de um amigo verdadeiro proporciona satisfação independente do que se faça, seja trabalhoso, difícil ou divertido. Nem todos os amigos tornam-se confidentes, mas todos serão eternos cúmplices da nossa vida. Mesmo a distância ou o tempo não destroem amizades, no máximo podem empoeirar a relação, porém um reencontro é capaz de desenferrujar qualquer coisa entre amigos.

Não é à toa que é comum termos poucos amigos verdadeiros, aqueles que “cabem nos dedos das mãos” (e em alguns casos os dos pés também). Amizade verdadeira é aquela onde é possível amar os defeitos do amigo com a mesma intensidade que se ama as qualidades, é trazer pra si a responsabilidade de sempre ajudar o amigo a melhorar seus piores defeitos. É desejar a felicidade mais completa e apoiar o amigo nas mais difíceis decisões, mesmo que isso leve a coisas desagradáveis, como ele morar em uma cidade ou país diferente do seu. É ceder e também exigir algumas vezes. É realizar alguns sacrifícios por seu amigo e nem sequer perceber quão ruins eles podem ter sido pra você mesmo, pelo contrário, é sentir-se satisfeito em ter feito algo importante por ele. Amizade não se explica, não se faz, não se cria, não se força, não se escolhe, como disse certo poeta: “A gente não faz amigos, reconhece-os”.

E é exatamente por tudo o que os meus verdadeiros amigos significam pra mim faço deles a minha prioridade mais sagrada. Já fiz loucuras pra proteger ou garantir a felicidade de um amigo, fui capaz de grandes sacrifícios apenas para manter a paz de um amigo intacta. E jamais me arrependerei de qualquer um desses atos. Principalmente porque a amizade é a base mais sólida de todos os que são importantes para mim. Se amo minha mãe, não é porque simplesmente ela me gerou, mas sim porque como uma verdadeira amiga ela faz de tudo para me fazer mais feliz. Se amo um namorado, é porque antes de qualquer atração física ou carinho, ele é meu amigo. Se amo e acredito em um Deus, é porque tenho convicção de que ele é meu amigo e muito já fez e ainda faz por mim.

Concluindo: meus amigos talvez sejam os bens mais preciosos que possuo e faço questão de permitir que eles saibam isso. Eles são meus pontos essenciais de equilíbrio, minha fonte de coragem, são eles os únicos capazes de mover toda a minha força contra um objetivo, e também são eles a minha maior fraqueza. Por isso meus verdadeiros amigos, muito obrigado por existirem e fazerem de mim um cara mais feliz!

P.S.: Este vídeo contém as palavras que melhor retratam meus sentimentos.


4 comentários:

Cris Medeiros disse...

Texto muito bem escrito como sempre!

Eu escrevi tanto sobre amizade no meu blog no ano de 2008, que acho que esgotei esse assunto. O ano passado foi marcado por grandes decepções com amigos e acho que a maior de todas e a que mais me doi é a de uma "amiga" de mais de 15 anos que sumiu da minha vida depois que se casou. Até hoje não consigo entender porque ela fez isso, continuamos nos falando mais é algo tão esporádico e rápido que acho que viramos coleguinhas da esquina. Éramos grudadas uma com a outra. Bem... essa não foi a única decepção com outras duas amigas tb houve um afastamento uma por desentendimento e outra tb não sei porque. Eu fiquei no vácuo e ando me sentindo bem sozinha nesse sentido.

Amizade mesmo é coisa rara, não fazemos sempre e com qualquer pessoa. Mas acho que vou seguir um tempo assim meio sozinha. Ainda bem que tem os amigos virtuais.. rs

Beijocas

P.S: Agora participo de um novo blog, o Mentes Discrepantes! Quatro opiniões, quatro perfis diferente, debatendo, semanalmente, um mesmo assunto. Nos prestigie. Passe por lá:

http://mentesdiscrepantes.blogspot.com/

Anônimo disse...

Curti tanto aqui!
Eu sei bem o quão importantes são os amigos em nossa vida.
E dou valor demais aos meus!

Quero voltar mais vezes!

Já vi que a Dama convidou pro Mentes Discrepantes!
Tb estou lá.

Abraço

Αιακοσ Επυαλιοσ disse...

A amizade é realmente algo que faz o mundo valer um pouco mais a pena. Não sei dizer se existe algo que seja mais importante para mim do que isso. Eu bem entendo você tê-la escolhido como a sua base.
Você também conseguiu descrever da melhor forma que já encontrei. Bastante satisfatória.

Abraços.

∆٭♥∞

Gay Alpha disse...

Maravilha! Amizade verdadeira e integral é tesouro mesmo! Valeu pela visita e pelo comment!!! Voltarei mais vezes! Grande abraço!