27 de março de 2009

TORNADO “SYN” - THE EVOLUTION


A gente nunca deixa de aprender alguma coisa nova na vida. Nem que seja só pra reaprender aquilo que já sabíamos, mas por um ou outro motivo acabamos esquecendo. De todas as vezes que eu postei neste blog, esta será a primeira vez que eu escrevo movido mais pela emoção do que pela razão, mais pela estranha sensação de vazio interno do que pela necessidade de expor algum ponto de vista. Então por favor, não estranhem qualquer incoerência. Pois é, o Syn também tem dias ruins, normal né?

Eu poderia listar muitos adjetivos para essas duas últimas semanas na tentativa de ilustrar o que elas representaram, mas nenhum seria melhor que este: inferno. Por sorte eu sei que, se podemos aprender com o amor, aprendemos igualmente com a dor... e foi ela que me ensinou muita coisa nesses dias do meu inferno particular.

A primeira coisa que eu aprendi (ou reaprendi) é que não devo esperar dos outros reações e atitudes similares às minhas. Esse tipo de expectativa pode ser perfeita quando é correspondida, mas tem um poder devastador quando não existe essa sincronia. E o Syn reaprendeu isso da pior forma: se decepcionando DE NOVO com o amigo imbecil (lembra?) que vacilou novamente e de forma similar. Só que dessa vez ele já percebeu que errou, mas fica com cara de bunda. E dessa vez eu perdi a boa vontade de esclarecer a situação porque a paciência se esgotou e a consideração por ele já está se deteriorando. O dois pés estão atrás dessa vez e eu não pretendo tirá-los de lá.

Outro aprendizado importante é “não comece a namorar apenas por carência e/ou comodismo”. Não vale a pena, é desgastante, você se irrita à toa e acaba magoando alguém que poderia ser um bom amigo. Resumindo a história, o meu quase-ex-namorado (faltou tempo pra oficializar o “está acabado”) não é nada do que eu esperava. Pior, ele não é nada do que eu desejo pra mim nesse momento, e eu nem sou tão exigente. Eu não quero um deus grego lindo e rico. Eu só quero alguém parecido comigo, que tenha praticamente a mesma idade mental (e não cronológica) que eu; que tenha obrigações e responsabilidades parecidas com as minhas; que não seja um asno sem cultura (modéstia à parte, mas eu reconheço o meu valor intelectual); que não me ligue incansavelmente 15 vezes seguidas por hora diariamente pra futilidades (como saber onde estou, como foi o meu dia, o que vou comer, que horas eu fui dormir, com quem eu saí, etc) e que não me trate como boneco inflável na cama. Se ele for morto de lindo, ótimo, mas se ele for só comum, melhor ainda. Agora junte todos esses pré-quesitos, monte mentalmente o meu homem perfeito e depois faça um oposto completo dele; pronto: esse é o meu (ugh!) namorado!

Terceiro aprendizado: não crie maus-hábitos com a fisiologia do seu corpo. Ou falando mais claramente, não coma em horários irregulares, não durma demais e nem fique sem dormir por muito tempo, não troque o dia pela noite por banalidades (festas, farras e saideiras não são banalidades, passar a madrugada fuçando orkut dos outros é) e faça algum exercício (de qualquer espécie) de vez em quando. Eu percebi meio tarde que já não tenho controle dos meus horários de sono, que minha alimentação ta uma bagunça e que, por conta disso, minha saúde está em baixa. Associado a isso, a falta de tempo constante (por não conseguir acordar pela manhã) não me dá tempo pra procurar médico, dentista, fisioterapeuta, nutricionista e muito menos pra fazer algo saudável, como correr, malhar, nadar, etc. Exatamente aquele velho provérbio “em casa de ferreiro, espeto de pau”. Dá até vergonha de ser um quase-Fisioterapeuta. Neste exato momento meu nariz está obstruído ao extremo, minha garganta dói e não paro de espirrar, e essa gripe é só conseqüência do meu descuido.

E essa eu precisei aprender pela última vez: não deixar as coisas para cima da hora. Isso inclui compromissos, trabalhos de faculdade, monografia, pagamento de contas, compras em geral, pegar o “busão” na parada, etc. A lei de Murphy é uma constante tão real quando eu ignoro o tempo correto de fazer minhas atividades que eu devia ser um verdadeiro estudo de caso pro tal Murphy (que disse: “Se alguma coisa pode dar errado, dará. E mais, dará errado da pior maneira, no pior momento e de modo que cause o maior dano possível”).

Ainda não acabou, o inferno ainda não passou, mas desta vez eu tenho várias decisões em mente:

– Fortalecer minha auto-estima e deixar claro, especialmente para aquele amigo, que meu amor próprio ainda é maior que meu altruísmo quando essa é minha vontade;

– Finalizar com o namorado incompatível com grande urgência e voltar à “caça”;

– Cuidar um pouco mais de mim, descansar um pouco mais no final de semana e tratar essa maldita gripe;


– Adiantar meus afazeres em geral;

– Tentar não mais abandonar meu blog por tanto tempo (neste caso mais de uma semana);

– Garantir a vocês leitores que o maldito Tornado “Syn” não vai mais voltar por aqui, tenho coisa muito melhor e mais interessante pra expor aqui do que esses meus momentos deprê.

E será assim dessa vez. Palavra do Syn!

[...]

OBS: Amanhã mesmo eu prometo ler todos os posts novos de todos os blogs (os que eu acompanho e dos meus novos visitantes), responder e comentar tudo que eu puder. Eu devo isso tanto a mim mesmo quanto a vocês. Obrigado pelos coments de sempre!

13 comentários:

JOÃO disse...

lendo sobre o que vc escreveu...
Será q por isso que meus namoros não dão certo?
mas é meio um ciclo vicioso- tentar achar alguém decente é tão difícil...
ei, to te add no msn. ok?
abs

Cris Medeiros disse...

É querido! todos temos nossas fases ruins. Eu tb estou no meio de um vendaval, tentando me segurar, apenas tentando me manter de pé.
Nada como a vida para nos ensinar o que não devemos fazer, o que não devemos repetir.

Quanto as suas decisões acho todas muitos válidas, apenas uma ressalva para uma delas, se obrigar a manter o blog em dia, diria que é algo desnecessário, quem gosta de vc sabe que quando está sumido é porque precisa de um tempo pra vc.

Força aí que vou ficar torcendo por vc. E uma dica, tente namorar caras um pouco mais velhos, vc tem uma inteligência aguçada o que te faz ser mais maduro do que sua idade cronólogica.

Beijocas

Alysson disse...

Só pra atualizar: um problema resolvido, fiquei solteiro de novo exatamente às 22:30 de 27/03/09.

Me sinto bem e acho que isso é bom...

Desarranjo Sintético disse...

Bom, todos temos nossos infernos...a boa notícia?? Que se está ruim agora, é sinal que jájá melhora, afianl depois da tempestade vem aa bonanza. Acho que você deu o priemiro passo que é diagnosticar e aceitar que tem problemas. A diferença das pessoas que são bem swucedidas com isso para as que não são é que as que são decidem as coisas e agem conforme programaram, as outras não. E já que um problema seu você já resolveu, acredito que se dê bemc om o resto! Boa sorte!
Achei seu blog lá na Dama de Cinzas!

Abraços

Fábio.

Lucas disse...

Essas marés de azar (ou alguma coisa parecida e sem um nome certo) acabam acontecendo cedo ou tarde mesmo... pelo menos vc tá tirando algo de bom delas ^^ aeu sei mto bem como é esse negócio de não cuidar da saúde direito, a minha não anda mto bem tb... bem culpa da minha irresponsabilidade mesmo, hahha!^^""""
abraços!
ps: esclarecendo a sua dúvida, carreteiro é uma espécie de bebida que as pessoas aqui insistem em chamar de vinho, mas que na verdade é uma mistura de alcool com kisuco de uva. e tem como característica básica ter um sabor diferente para cada garrafa, variando de xixi de bêbado até o extrato de barata =). dilícia. e custa só 1,50 aqui perto do bar da fossa =)

Rafa disse...

A vida, às vezes nos atropela, né? Mas tudo se resolve, ou, você tem energia, coragem e inteligência para dar conta de tudo. Bj

Autor disse...

Acredito que no final o que fica é o aprendizado, né?
E vc aprendeu muito. Sempre aprendemos!
Grande abraço meu adorável amigo!

Anônimo disse...

Bom dia, amiguinho!

Passei aqui rapidamente para dar um alô, estou quase atrasado para uma reunião importante.

Li seu post saboreando uma orelha (nada a ver com mal de Tyson, é um doce mexicano bom demais). Alguns comentarios que eu gostaria de tecer, afinal, somos amigos since a long time ago (quase tanto tempo quanto sou amigo do seu irmão... e diz pra esse escroto que tô com saudades dele), não temos papas na lingua e principalmente, você sabe que minhas palavras, ainda que estranhas, auto-destrutivas e possivelmente distorcidas, são uma tentativa de te ajudar...

1. Dias ruins são uma constante na vida do homem. Porém, é como diz a velha sabedoria do professor Jabotinha, "não pode chover para sempre"

2. "Inferno" pode ser usado como adjetivo? Sério, não é uma critica ao seu português, mas agora fiquei com uma puta duvida! Vou investigar! (é que estou aprendendo francês, estudando inglês para o teste do TOEFL e tomo aulas de espanhol com uma professora de linguistica, então ja viu, meu português ta uma belezinha...)

3. Desde o momento que você aceitou sua sexualidade numa boa (ou seja, depois de anos e anos de estranheza e solidão, como eu bem sei), a coisa mais natural do mundo é que seus valores assumam certas nuances que estavam escondidas devido à sua antiga imaturidade para lidar com isso. E novos valores te fazem ver o mundo desde outro ponto de vista. Assim, por mais que respeito seja algo que se deve ter com todos, a visão pessoal de cada um influencia seu comportamento perante os demais. O teu amigo, segundo entendi, uma vez mais te decepcionou. Antes de joga-lo pela janela, busque a verdade por tras de sua atitude. De repente ele não sabe como lidar com o fato de você ser gay. Ok, ok, respeito é algo universal, independente de nossa capacidade de entender o mundo ou não. So deixo a dica de ser um pouco mais tolerante e flexivel com ele. Afinal, tolerância é algo que você vai esperar muito das pessoas, a partir deste momento de sua vida. No entanto, se o comportamento dele não mudar, e você não encontrar uma boa razão para o comportamento dele, joga esse filho da uta no vento e deixa ele queimar no marmore do inferno hehehehehe mentira, nada mais siga a sua vida e deixe-o seguir a vida dele, sem guardar rancores (tente preencher seu coração com coisas boas, e guarde espaço para o rapaz que estiver destinado a cuidar dele)

Anônimo disse...

Raios! Ha alguns minutos postei a primeira parte do meu comentario, e a palavra de verificação foi "cock". Oh shit!

Bom, continuemos (com uma breve pausa em alguns minutos para descer o lixo)

4. Com relação aos maus habitos que tu tens com teu corpo, lembro que tivemos uma longa conversa sobre isso. Fico feliz que tenhas percebido enfim o que tentei te dizer naquela noite. Aqui no México meu corpo esta sofrendo com a altitude, e isso influencia no meu metabolismo. Se eu tomar agua, engordo. Portanto, trato de dormir bem (7 - 8 horas por noite), estou tentando me alimentar bem (pela manhã tomo meio litro de suco de laranja natural e extraido na hora, e o melhor de tudo, a 40 centavos de real), procuro correr no parque ao lado etc. Tente fazer o mesmo, deixe de lado a internet e viva a vida real, jovem;

5. O que você escreveu a respeito do seu namorado...

RAIOS! O LIXO! VOLTO JA!

Anônimo disse...

Voltei...

Antes que eu esqueça, ontem fui ver os Huevos Cartoons (otra pelicula de huevos y un pollo, pena que não entendas espanhol do México, quase descolo o maxilar de tanto que ri desse filme doido) e vi o trailer do Dragon Ball Z. Naturalmente não vou ao cinema ver tal producao, mas se você puder ve-lo, estou interessado em seus comentarios... o tal Goku, se me lembro bem, era um baixinho do cabelo espetado... e agora ta parecendo um estudante de high school americano... ta uma porcaria!

Voltando aos comentarios...

5. O que você escreveu a respeito do seu namorado... ou ex-namorado, segundo entendi... Esta bastante claro que o rapaz não faz o seu tipo, isso é a coisa mais normal do mundo, você se equivocar com alguém. Mas tenho a impressão que você não possui direito de dizer que ele seja um "asno sem cultura", não ser responsavel (de certa maneira você disse isso) ou acusa-lo de ser futil. Talvez ele não tenha tido acesso à mesma educação que você teve (apesar de isso não justificar nada, aqui no México conheço uma cabelereira que cursou até a 4a série do primario e que no entando possui uma cultura e uma educação assombrosos, aprendo muito com esta senhora); talvez ele possua visões de mundo diferentes da sua; e provavelmente ele possui gostos (gastronomicos, literarios, musicais, sexuais etc) diferentes do seu. Em suma, tudo isso o torna um ser humano unico, eis a sua natureza, e penso que ele deve ser respeitado da maneira como ele é. Claro, você não tem nenhuma obrigacao de estar com ele, é um direito seu. Mas não o agrida, ainda mais gratuitamente. Lembre-se: para exigir respeito, temos que respeitar também. Fica a dica, certo? ;)

Nada mais vou tomar banho, acabaram de encher o tanque de gas e quero um pouco de agua quente pra espantar o frio daqui.

Garoto, fique em paz, que Deus te cuide e te guie.

A proposito, postei algo no meu bog para você, é a tradução da letra de uma musica em francês que acho bastante bonita, espero que você goste.

Alysson disse...

Não costumo responder coments porque respeito opiniões alheias, mas neste caso Laisse, devido à nossa amizade...

1- Tens razão;

2- Acredito que sim, mesmo que de uma forma não literal (Ex: Essa chefe é um inferno);

3- Os problemas com o meu amigo não tem nada a ver com a minha sexualidade. Tem tudo a ver com a forma em que ele resolveu "trabalhar em equipe" como se fosse dono dela;

4- É, tens razão de novo, mas eu já sabia;

5- Se vc considerar culto e inteligente que um turismólogo formado ignore a gravidade de se jogar lixo em PLENO Centro Histórico de São Luís ou o fato de uma conversa com MSN com o mesmo indivíduo ser ilegível, então eu admiro a abrangência do seu conceito de inteligência e cultura. E nada aqui foi gratuito, ele mereceu cada "adjetivo" que recebeu.

Gay Alpha disse...

Well, well, well... aprender ou reaprender é sempre didático e faz bem pra pele... Agora não adianta também ficar errando ou re-errando tudo de novo, né?
Auto-estima é tudo! É fundamental!
Força aí, rapaz!!!!
Solteiro mesmo?!? Hahahahahaha!!!
Me liga!!! Hehehe!!!! Hugzzzz

fernando disse...

O período pode realmente ter sido turbulento, mas que serviu pra que você aprenda umas vinte coisas e decida umas outras cinco ao menos, isso serviu. E é assim que tem que ser. Aproveitar que os ventos desses "tornados" já bagunçaram tudo mesmo, e colocar a casa em ordem, ainda que isso leve tempo. Depois da faxina interna e externa vai ficar tudo bem.